Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Sindema apoia programa Dossiê Covid-19: responda o formulário

Em março deste ano, Ritchie Soares, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema e Ildeberto Muniz, representando a Associação de Saúde Ambiental e Sustentabilidade, assinaram acordo de cooperação técnica com objetivo de produzir um dossiê sobre a doença Covid-19 nas diversas atividades de trabalho.

O ‘Covid-19 como uma doença relacionada ao trabalho’ é um relatório sobre a doença nas diversas atividades de trabalho, obtido através de informações e percepções de pessoas que trabalham e trabalharam durante a pandemia fora de seus domicílios ou dentro de suas casas em companhia de colegas. Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas aqui.

Katia Cheli, secretária de Políticas e Direitos Sociais do Sindema afirma que este é mais um projeto de extrema importância ao qual o sindicato se soma, no sentido de construção conjunta de um trabalho relacionado à saúde da classe trabalhadora.

Em sua opinião, essa importância vem do fato de que este dossiê pretende reconhecer e propor medidas de prevenção e proteção para todas e todos trabalhadores que trabalham ou trabalharam durante a pandemia da Covid-19.

“É um projeto que aborda as pessoas que precisaram sair de casa para o trabalho diariamente. Além de levantar como estão as condições no ambiente de trabalho, todas categorias que estão trabalhando na linha frente e todas as outras que não são tão visíveis. Categorias que não puderam ficar em casa e estão expostas ao risco de pegar a doença”, explicou Katia.

Portanto, se você gostaria de contribuir com esta pesquisa, o Sindema convida você a responder o formulário que pode ser acessado aqui. É muito importante que todas e todos dediquem alguns minutinhos para responder o questionário. Quanto maior o número de trabalhadoras e trabalhadores que responderem, mais evidências as pesquisadoras e pesquisadores terão para proteger o coletivo da classe trabalhadora.