Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Na UBS Jardim das Nações, solidariedade aos profissionais de Saúde

© foto: Comunicação Sindema

A direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema esteve na manhã desta segunda-feira (19) em visita aos profissionais de saúde que trabalham na Unidade Básica de Saúde do jardim das Nações, localizada à rua Itália, no bairro Taboão.

Estela Baptista, vice-presidente; Ana Maria, secretária de Saúde; e Robson de Carvalho, secretário de Comunicação do Sindema, foram ao local levar solidariedade a todas e todos funcionários após o caso que ocorreu semana passada, quando 5 crianças receberam por engano a vacina contra a Covid-19 no lugar da vacina contra Influenza.

Na oportunidade, Estela afirmou que os profissionais estão trabalhando no limite. E declarou que a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) agravou uma pressão que já existia na área da Saúde. Só na UBS do jardim das Nações, foram 4 funcionárias que perderam a vida para a Covid-19 nos últimos meses.

“Nosso pessoal aqui está cansado, trabalhando no limite da exaustão. Essa pandemia vem desgastando muito o psicológico de todas e todos funcionários. E para piorar, ainda perderam colegas para a Covid. Outro problema que existe é a escala de trabalho. Ninguém mais aceita trabalhar aos finais de semana, porque quando isso acontece e eles folgam durante a semana, deixam de receber o adicional por insalubridade”, disse.

Ana Maria disse que, ao chegar na UBS levar solidariedade do Sindema aos profissionais da UBS, encontrou com trabalhadoras e trabalhadores aflitos. Alguns até se emocionaram durante conversa com os diretores do sindicato.

“Os funcionários da Saúde estão sobrecarregados. As pessoas estão muito abaladas e sensíveis. Foram 4 mortes por Covid-19 de colegas aqui na UBS Jardim das Nações. Está todo mundo trabalhando no limite”, comentou.

Ana explicou que o sindicato orienta todas as gerentes de UBSs a levarem para a Secretaria de Saúde a reivindicação de que as trabalhadoras e trabalhadores da Saúde devem receber folga sem nenhum prejuízo financeiro, como o desconto do adicional de insalubridade.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Diadema, um processo administrativo foi aberto e as funcionárias envolvidas no caso foram afastadas. Ainda de acordo com a administração, os pais das 5 crianças que receberam a vacina contra Covid-19 foram informados imediatamente e as crianças serão acompanhadas por uma médica pediatra por um período de 42 dias.