Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Municipais de Diadema realizam nova assembleia da campanha salarial

A direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema realizou a quarta assembleia-geral da campanha salarial 2021 na noite desta quarta-feira (2). Outras 3 assembleias-gerais aconteceram em 25 de março, 30 de abril e 21 de maio. Cerca de 100 pessoas de todos os setores da Prefeitura de Diadema (Comunicação, Cultura, Educação, Habitação, Obras, Saúde etc.) participaram da atividade, que aconteceu de forma online pelo aplicativo Zoom.

Na oportunidade, ficou definida uma série de encaminhamentos como: dar continuidade às negociações na mesa central marcada para o próximo dia 10; pautar novamente com Secretaria de Saúde as demandas do setor, como pagamento da insalubridade aos servidores afastados pela Covid-19; mobilizar e fortalecer a campanha salarial nas redes sociais; pôr um carro de som dialogando com o conjunto dos servidores e esclarecendo a população sobre PEC 32 (reforma administrativa); intensificar a mobilização junto aos vereadores; reivindicar a chamada de concursos; entre outros.

Desde o início do processo de negociação com a PMD, as trabalhadoras e trabalhadores municipais – estatutários e celetistas – da Câmara Municipal, Fundação Florestan Fernandes, Instituto de Previdência Social e Prefeitura de Diadema reivindicam o fim da referência I, a reposição da inflação de 14, 73% (inflação acumulada no período de 2019 a 2021), reajuste no vale-alimentação, no vale-refeição para todas e todos e no subsídio do convênio médico.

Ritchie Soares, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, abriu a reunião fazendo o balanço e a prestação de contas sobre como tem sido a negociação com a Prefeitura de Diadema e falou sobre a retomada do pagamento da parte patronal e do pagamento das parcelas do acordo com o Instituto de Previdência de Diadema; da suspensão do atendimento presencial nas escolas em abril e do atendimento presencial na Cultura;

Outros assuntos já tratados com a PMD são: atendimento da reivindicação de revezamento entre os servidores, testagem e notificação dos casos de Covid-19 na Secretaria de Assistência Social e Cidadania; pagamento da insalubridade aos servidores operacionais da Educação; retomada da suplementação dos professores; retomada do pagamento do abono regência aos professores; pagamento da jornada suplementar para coordenadoras e coordenadores pedagógicos referente ao mês de janeiro de 2021; lei que estabelece a negociação coletiva no município de Diadema; e o adiamento da retomada das aulas presenciais na pandemia, a aulas estão suspensas desde março de 2020.

Ritchie também prestou contas de outros assuntos que ainda estão em negociação como: o pagamento do piso salarial das agentes de Cozinha I; o piso das agentes comunitárias de Saúde e Endemias; reajuste no Vale Alimentação, Vale Refeição, das perdas da inflação acumulada nos últimos anos, e do subsídio do Convênio Médico; e, no setor da Secretaria de Esportes, o regimento interno proposto pelos servidores da secretaria e realização de concurso público.

As servidoras e servidores públicos municipais de Diadema ainda reivindicam a lei e normas contra a prática de assédio moral em todos os setores da PMD, a realização de mais concursos públicos e o fim da das terceirizações.