Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024
Sindema realiza reunião com fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente

A direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema se reuniu nesta quarta-feira (16) com um grupo de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Diadema para ouvir suas demandas e reivindicações.

O presidente do Sindema, Ritchie Soares, iniciou a conversa agradecendo os profissionais por terem procurado o sindicato para juntos tentar resolver o problema e atender as demandas e apresentar as reivindicações para a PMD.

“Nosso objetivo aqui é hoje é ouvir vocês e entender exatamente quais são os problemas que vocês estão enfrentando. Vamos fazer todo encaminhamento e vamos pleitear junto à PMD as reivindicações de vocês”, declarou Ritchie.

Os profissionais da PMD disseram que “atualmente o município passa por um processo em que o licenciamento ambiental deixa de ser uma atribuição do estado de São Paulo e passa ser responsabilidade de Diadema”. E reclamam que as atribuições dos agentes fiscais na Secretaria de Meio Ambiente “estão indo além do que o cargo exige”.

De acordo com esses fiscais, “o cargo foi ficando mais complexo e com demandas mais específicas”. E eles reivindicam a mudança de um novo cargo para nível superior através de um projeto de lei, como aconteceu em Mauá.

A cidade do grande ABC passou por reforma administrativa recentemente e, entre outras mudanças, o cargo passou a ser de nível superior. No município de Diadema não tem essa exigência para a função.

Outro assunto que também foi discutido durante a reunião diz respeito à violência contra as servidoras e servidores que já foram agredidos durante o exercício da profissão em ação de fiscalização nas feiras-livres, como relatado durante a reunião. Deste modo, eles exigem receber um adicional de periculosidade.

A direção do sindicato se colocou à disposição de todas e todos os servidores que participaram da reunião, bem como todos os colegas que não puderam participar, e confirmou que irá consultar o Departamento Jurídico do Sindema e encaminhar todas as demandas apresentadas para a PMD.