Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024
#14S | Dia nacional de luta contra PEC 32: Sindema fortalece manifestação em SP

© foto e vídeo: Comunicação Sindsep

Esta terça-feira (14) foi um dia de mobilização em todo Brasil contra a reforma administrativa (PEC 32). De norte a sul do país, foram realizados atos em diversos estados e municípios reunindo servidoras e servidores públicos das esferas municipal, estadual e federal. Em São Paulo, aconteceu uma manifestação em frente à Prefeitura da capital.

Jandyra Uehara, diretora e ex-presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema e secretária nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da Central Única dos Trabalhadores participou da manifestação e deu seu recado, representando o funcionalismo público de Diadema.

“Quero saudar todas as trabalhadoras e trabalhadores que estão nas ruas neste dia nacional de luta contra a reforma administrativa, em defesa dos serviços públicos, do Sistema Único de Saúde, da Educação, dos direitos sociais e do povo brasileiro”, disse.

Em sua opinião, o Brasil vive “ataques incessantes e violentos contra a classe trabalhadora desde o golpe contra a presidente Dilma Rousseff em 2016”. “A emenda constitucional 95 congelou os investimentos públicos por 20 anos. Os golpistas ampliaram as terceirizações para todos os setores – inclusive para o setor público; aprovaram a reforma trabalhista; a reforma da Previdência; e agora querem acabar de vez com o serviço público com a aprovação da reforma administrativa (PEC 32)”, comentou.

Para a ex-presidente do Sindema, “a PEC 32 é um roubo, um crime de lesa-pátria”. E ela explica: “eles estão tirando dinheiro público e passando para a iniciativa privada. Se trata da terceirização e privatização de todos os serviços”, declarou.

Jandyra explica que para fazer isso “eles vão atacar a espinha dorsal do serviço público, que são as trabalhadoras e trabalhadores”. “Eles querem acabar com os concursos públicos e com a estabilidade das servidoras e servidores, porque é a forma que eles encontraram para entregar os recursos públicos para a iniciativa privada”, explicou.

“Esta manifestação que estamos fazendo tem que ser uma luta popular, das juventudes, das mulheres trabalhadoras, das negras e dos negros, das pessoas com deficiência, e de todos aqueles que precisam de políticas sociais”, disse.

A ex-presidente do Sindema disse que “nós estamos prestes a viver o colapso das políticas públicas no Brasil”. De acordo com Jandyra, “nós temos que fazer o combate e enfrentar este ultra neoliberalismo diante do neofascismo, da violência contra as liberdades democráticas e das ameaças de transformar este país novamente numa ditadura”.

“Precisamos acabar com a violência neofacista, recuperar as liberdades democráticas. Precisamos também acabar com o neoliberalismo que retira direitos da classe trabalhadora”, comentou.

Jandyra também disse que “essa luta contra a PEC 32 é muito importante”. “No dia 2 de outubro, todas e todos às ruas em defesa dos empregos, do serviço público, dos direitos da classe trabalhadora, das juventudes, e pelo ‘fora, Bolsonaro!’. Vamos à luta! A CUT está junto para que possamos derrotar de uma só vez o neofascismo e o neoliberalismo neste país. Fora, Bolsonaro e toda sua corja!”, concluiu.