Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Profissionais da Saúde de Diadema entregam pauta de reivindicações ao Legislativo

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Diadema que aconteceu na tarde desta quinta-feira (16), o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, Ritchie Soares, fez uso da tribuna e levou aos parlamentares da cidade a pauta de reivindicações das trabalhadoras e trabalhadores da Saúde, aprovada durante assembleia realizada na última sexta-feira (10).

Antes, um grupo de servidoras e servidores realizou um ato em frente à CMD. Os profissionais da Saúde de Diadema são contra a terceirização da gestão das Unidades Básicas de Saúde do município – em vigor desde agosto deste ano.

As servidoras e servidores públicos municipais da Saúde exigem da Prefeitura um projeto que reverta a terceirização; a realização urgente de um concurso público para contratação de profissionais; um plano de carreira para todas e todos os trabalhadores; a jornada de 30 horas para profissionais da Enfermagem; e a representação por local de trabalho com garantia de permanência no local e dispensa para reuniões.

Durante sua intervenção na tribuna da CMD, Ritchie disse aos vereadores que esta iniciativa foi aprovada pela categoria com objetivo de dialogar com o poder Legislativo. “Viemos aqui hoje com o objetivo de trazer as reivindicações dos profissionais da Saúde contra a terceirização. Em nosso entendimento, quanto mais se terceiriza, pior fica a situação do serviço público e isso se reflete no atendimento para a população”, disse.

De acordo com Ritchie, “este entendimento condiz com a sensação dos moradores da cidade de que a Saúde é um dos serviços que mais precisa melhorar”. “E isso tem a ver com a terceirização. Um dos principais motivos pelos quais a gente combate a terceirização na Saúde e em todas as áreas de interesse social, porque ela sucateia as relações de trabalho e piora a qualidade do atendimento”, declarou.

O presidente do Sindema disse contar com a colaboração dos vereadores da cidade “para que a gente consiga entender o que vai acontecer com a terceirização da gestão das Unidades Básicas de Saúde. Ritchie comentou que as trabalhadoras e trabalhadores da Saúde “não têm informações, estão angustiados e preocupados com o futuro”.

“Nossas reivindicações vão no sentido de procurar sanar todas as dúvidas e esclarecer os trabalhadores. Portanto, estamos aqui hoje para mostrar nossa posição contrária à terceirização. O Sindema vai continuar dialogando com as servidoras e servidores, organizando a categoria nesta luta”, explicou.

Se você não pôde acompanhar a sessão da CMD, mas gostaria de assistir a fala do Ritchie usando a tribuna, ou se você gostaria de rever, basta clicar aqui.