Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024
Outubro Rosa: Sindema reforça importância do combate e prevenção ao câncer de mama

A secretária de Saúde do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, Ana Maria Santos, gravou um vídeo para dialogar com as servidoras públicas sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama.

Ana explica também que “esta iniciativa tem por objetivo lembrar as mulheres sobre a importância de fazer o autoexame e procurarem atendimento médico para fazer a mamografia”.

“O Outubro Rosa foi um movimento que surgiu nos anos 1990 para alertar as mulheres sobre o câncer de mama e hoje ele envolve também a conscientização para prevenção e combate ao câncer de colo do útero”, disse.

O câncer de mama tem a maior incidência nas mulheres no Brasil e no mundo. Em 2020, foram registrados cerca de 2,3 milhões de novos casos. Isto representa 24,5 % dos casos de câncer nas mulheres, com um total de mais de 684 mil mortes no ano passado.

Em nosso país, o câncer de mama representa a primeira causa de morte por câncer no público feminino. E este número pode aumentar, uma vez que a procura por exames de mamografia caiu em 45% durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Quase metade das mulheres no Brasil abandonaram ou sequer procuraram consultas com ginecologistas ou mastologistas por causa da pandemia da Covid-19, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria.

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer, órgão ligado ao Ministério da Saúde, “o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição”.

Ainda de acordo com o INCA, “a taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 14,23 óbitos/100.000 mulheres, em 2019, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 16,14 e 15,08 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente (INCA, 2021)”.


Imprimir   Enviar para um amigo

Comentários

*Nome:
*Email:

*Comentário:

Seja o primeiro a comentar!

Vídeos