Sábado, 20 de Abril de 2024
GCM de Diadema comemora 22 anos com perspectiva de melhores salários e valorização do trabalho

Neste dia 12 de novembro de 2021, a Guarda Civil Municipal de Diadema completa 22 anos de sua criação. Embora tenha sido criada com a lei complementar nº 100/1999, só depois de 10 anos da existência da GCM foi aprovado o 1º plano de carreira para as servidoras e servidores.

Depois de 12 anos da criação desse plano de carreira, a Câmara Municipal aprovou no último dia 4 o Projeto de Lei Complementar proposto pelo prefeito José de Filippi Júnior para trazer a perspectiva de melhores salários e valorização profissional para as guardas e os guardas da corporação.

Com a aprovação do PL, a partir de março de 2022, fica garantida a promoção automática (progressão na carreira) para guardas que ocupam os cargos de 3ª e 2ª classe, desde que estejam sem promoção há mais de 8 anos e que cumpram incisos II ao VI artigo nº 47.

Antes dessas alterações, a promoção de 3ª para 2ª classe e de 2ª para 1ª classe exigia a realização de concurso interno e a existência de vagas, comprometendo a viabilidade do Plano de Carreira. Segundo dados apurados, cerca de 90 GCMs  poderão ser beneficiados com a promoção automática. Já guardas que ocuparam nos últimos oito anos os cargos de 1ª classe, classe distinta e supervisores poderão participar de concurso interno para a promoção.

A nova lei aprovada promoveu a criação de 30 novas vagas para a promoção de GCMs da 1ª classe para classe distinta e a destinação de 4 dessas novas vagas para as GCMs mulheres. Foram criadas também 5 novas vagas para promoção de classe distinta para supervisores e 2 vagas de supervisores para inspetores.

Ainda que as trabalhadoras não tenham conquistado a destinação de vagas às GCMs (efetivo feminino) na promoção para os cargos de supervisor e inspetor, a luta trouxe avanços ao pautar a defesa dos direitos das mulheres GCMs na carreira e garantir a destinação de 30% das vagas nos próximos concursos públicos para assegurar o ingresso das mulheres na GCM de Diadema.

As promoções no Plano de Carreira da GCM poderão significar para todas e todos GCMs, a partir de março de 2022, reajustes salariais entre 10 e 27% sobre salário-base.

Presente na sessão que aprovou a lei, o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, Ritchie Soares, resgatou a história de luta dos servidores em conjunto com o sindicato para a criação do Plano de Carreira da Guarda e para que as alterações necessárias garantissem, de fato, a possibilidade de acesso, melhoria salarial e a valorização profissional para as trabalhadoras e trabalhadores da GCM.

O Sindema defende e luta para que o plano de cargos, salários e carreira com garantia de direitos e valorização profissional seja garantido a todas e todos os funcionários públicos municipais da nossa cidade. Vamos à luta! Juntas e juntos somos fortes!