Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024
Campanha Salarial 2023: direção do Sindema ocupa tribuna da CMD

Para falar sobre o processo da Campanha Salarial 2023, a direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Diadema durante sessão ordinária desta quinta-feira (1).

O presidente do Sindema e professor da rede municipal, Ritchie Soares, comentou sobre o processo de negociação com o governo e pediu apoio dos parlamentares na luta em defesa da valorização do funcionalismo público de Diadema.

“Mais uma vez estamos aqui, o sindicato, fazendo uso desta tribuna. E hoje a gente vem aqui para falar da nossa campanha salarial com a sensação de alegria e alívio porque nesta quarta-feira (31) houve a definição da campanha salarial de 2023 numa assembleia onde 86% dos servidores presentes aprovaram a proposta da Prefeitura de Diadema”, declarou Ritchie.

A proposta aprovada pelos servidores em assembleia garante um reajuste salarial de 7,15% em 2023 e aprovação de uma proposta para 2024, com reajuste de 7% em março. Há também reajustes nos vales (alimentação e refeição) e subsídio do convênio médico.

Na opinião do presidente, “foi um processo longo, de muita negociação, com mais de 2 meses de um processo duríssimo, mas que pelo segundo ano consecutivo, os servidores de diadema, o sindicato e toda categoria garantiram o melhor resultado de campanha salarial de todo o ABC e da capital”.

“A gente chega aqui hoje, claro, com espírito de que ainda precisa ter mais valorização. Os salários ainda defasados e a quem das necessidades dos trabalhadores, mas a gente precisa reconhecer que pelo segundo ano seguido, graças à força deste sindicato, a força das servidoras e dos servidores, chegamos a um bom resultado”, comentou.

Ritchie concluiu falando que “mais uma vez, reivindicamos o apoio desta Casa de Leis para aprovação do projeto de lei que vai referendar o acordo que foi feito”. “Nós, servidores públicos de Diadema, contamos com vocês parlamentares para aprovação deste acordo que foi feito entre o sindicato e a PMD”.

O presidente do Sindema ainda pontuou que, “apesar deste resultado, ainda há questões pendentes que precisam ser negociados”. “Uma delas é a questão da Guarda Civil Municipal: a média salarial está abaixo do praticado nas outras cidades da região e temos o compromisso do governo que foi apresentado na Mesa de Negociação Permanente no sentido de melhorar a situação financeira desta categoria que está muito mobilizada”, ponderou.

Por fim, Ritchie falou sobre a aplicação dos pisos nacionais do Magistério, da Enfermagem, dos arquitetos e engenheiros; do plano de reclassificação baseado nas referências que a PMD ficou de fazer um estudo para apresentar ao sindicato; da questão do nível universitário para que se garanta a isonomia dos servidores que agora entram na PMD via concurso público recebendo 10% a menos do que os outros colegas.

E concluiu dizendo que “o Sindema está à disposição para discutir e negociar todos esses assuntos para que possamos avançar e resolvê-los”.