Retrospectiva 2010: União e organização garantem avanços

Janeiro
Começa o pagamento do Banco de Horas para quem tem mais de 200 horas acumuladas, conforme acordo entre o Sindicato e a Prefeitura.

Fevereiro
Assembléia Geral realizada dia 24 define pauta e plano de lutas. Na pauta estão reivindicações econômicas como reajuste e aumento real, redução da jornada de trabalho e plano de cargos e salários.

Março
Entre os dias 8 e 18, cerca de três mil mulheres participam da 3ª Marcha Mundial das Mulheres, com caminhada entre Campinas e São Paulo, sob o lema “Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres”.
No dia 13 de março uma comitiva com 15 companheiras da nossa categoria participa da Marcha no trecho Jundiaí - Várzea Paulista.
Nos dias 25 e 27 é realizado o 2º Congresso da Mulher Metalúrgica, que aprova carta compromisso valorizando o trabalho e salário da mulher e destacando a necessidade de uma maior participação nas instâncias de representação.
No dia 25, cerca de 800 servidores, representantes de todos os setores da Prefeitura, fazem manifestação pela abertura das negociações salariais.

Abril
No dia 1º, manifestação da campanha salarial em Obras paralisou a Secretaria de Obras,
Transportes, Viaduto, com a adesão da Frente de Trabalho.
No dia 6 foi a vez de protesto reunindo cerca de 150, trabalhadores na Central de Atendimento, das 8h às 9h30.
Uma paralisação geral da categoria acontece no dia 15, com atos e caminhadas pelas ruas centrais da cidade denunciando a “proposta” de 0% de reajuste salarial.
Após a paralisação, a Prefeitura apresenta proposta de 4,77% de reajuste em novembro. Assembléia realizada no dia 20 rejeita a proposta.

Maio
No 1º de Maio, Dia do Trabalhador, a CUT realiza ato em São Bernardo pedindo a valorização do trabalho, em defesa da organização sindical e da implantação da agenda do trabalho
decente.
Assembléia geral realizada no dia 20 aprova proposta de acordo de campanha salarial, garantindo 5,72% em dezembro e abono em agosto, outubro e fevereiro, mantendo o poder de compra do salário. Acordo prevê também reajuste do vale alimentação, redução do valor da alimentação nos refeitórios da PMD, concurso público, revisão do estatuto do magistério, apresentação do PCSC e fim da Frente de Trabalho até 2012.

Junho
Entre os dias 15 e 25, os Jogos da Copa são transmitidos em um telão no Sindicato.
Plenária da Educação realizada no dia 22 escolhe representantes para a Comissão de Estudos para a Revisão do Estatuto do Magistério.

Julho
Prosseguem os trabalhos da Comissão de Estudos para a Revisão do Estatuto conforme acordo estabelecido com o Sindicato.
Secretaria de Gestão de Pessoas se compromete a apresentar proposta de Plano de Cargos e Salários.

Agosto
Plenária com representantes dos professores debate a revisão do Estatuto do Magistério.
No dia 24, palestra do advogado Aparecido Inácio lança cartilha Assédio Moral e Discriminação no Ambiente de Trabalho, produzida pelo Sindicato e a ISP - Internacional do Serviço Público.
Conforme acordo com o Sindicato, refeição passa a ser cobrada pelo salário base e seu valor diminui - entre R$ 0,60 e R$ 2,66, conforme a referência salarial .
Acerto da primeira cota do abono.

Setembro
Sindicato realiza Semana da Reforma Agrária entre os dias 20 e 24, com debate sobre os benefícios da reforma agrária e apresentação musical.
Concurso público e fim das terceirizações são prioridades para o Sindicato.
É publicado o edital do Concurso Público para 79 cargos e 483 vagas.
Sindicato quer prioridade ao Hospital Público e Pronto Socorro, agentes de serviço e guardas patrimoniais (GCPs).

Assembléia no dia 14 elege os representantes dos trabalhadores para o Conselho Municipal da Saúde.
A criação do Plano de Cargos e Salários é uma antiga reivindicação do Sindicato, mas as sucessivas Administrações prometem e não cumprem. O fato se repete e a Secretaria de Gestão de Pessoas não apresenta proposta de PCSC.
Três plenárias são realizadas para escolher os representantes dos setores para a discussão sobre o Plano: dia 16, com Administrativos da Educação; dia 21, com Agentes de Serviço e Operacionais da Educação; e dia 28 com Agentes Administrativos I e II.

Outubro
Os Guardas Civis Patrimoniais fazem reunião dia 23 para discutir organização do setor, plano de formação e revisão salarial.
Dia do Funcionário Público: mais de 3.000 trabalhadores participam da festa do Sindicato.
Pagamento de mais 3 cotas do abono compensatório.
Entra no ar o site da Revisão do Estatuto do Magistério no www.estatutoeducacao.org.br.

Novembro
No dia 7, mais de 500 trabalhadores participam da corrida de 7 km e caminhada de 3,5 km
promovida pelo Sindicato, que arrecada mais de meia tonelada de alimentos.
No dia 16, teve início o processo de evolução funcional que resultou na aprovação de mais 116 auxiliares de enfermagens, subindo para 782 o número de auxiliares que passaram a
Assistentes de Enfermagem II (Técnicos).
Nos dias 4 e 9 foram realizadas reuniões com os fiscais e o pessoal da cultura para discutir Plano de Cargos e Salários.
Assembléia aprova prestação de contas de 2009 e o planejamento financeiro para 2011.

Dezembro
Sai o edital do concurso interno para promoção na GCM.
A categoria conquista reajuste de 5,72% para todos os trabalhadores na Prefeitura e para os aposentados com direito à paridade.
O Vale-Alimentação passa de R$ 170, 00 para R$ 190,00.

No dia 4, plenária dos professores discute Remoção 2010 e Revisão do Estatuto do Magistério.