Preparando as lutas de 2013 Muda o governo, continua a luta e a mobilização da categoria

Os trabalhadores e as trabalhadoras da Prefeitura de Diadema terão a partir de 1º de janeiro um novo grupo político comandando a cidade após sucessivas administrações petistas. Desde 1983, somente de 1997 a 2000, o comando da PMD esteve com outro partido político.

A categoria unida, organizada e mobilizada pelo Sindicato tem conseguido manter conquistas, estancar as perdas salariais e avançar em diversas reivindicações específicas de importantes segmentos do funcionalismo. Pressão e mobilização combinadas com negociação em alguns momentos e greves duras como em 2007 e 2011 asseguraram direitos, reposição da inflação e determinaram conquistas em diversos setores.

Mesmo em períodos de dificuldades, conseguimos com a força dos argumentos e das intensas mobilizações, fazer com que nossas reivindicações fossem parcialmente atendidas, tornando o Sindema e a nossa categoria exemplos de autonomia e combatividade sindical.

Não temos respostas para muitas das questões colocadas pelos trabalhadores neste momento. Quais serão as mudanças? Como serão as negociações? O próximo prefeito cumprirá as muitas promessas feitas aos servidores municipais?

O que temos a dizer a reafirmar é que independente de quem está no poder, o fundamental para avançar é a organização e a unidade dos trabalhadores e das trabalhadoras. A autonomia e liberdade do movimento sindical em relação a partidos e a governos de qualquer coloração é pré-condição para avanços e conquistas.

Por isto o caminho para não amargar retrocessos, manter direitos e avançar nas conquistas é construir dia a dia a livre organização dos/as trabalhadores/as, nossas jornadas de lutas, investir cada vez mais nos espaços coletivos de decisão, avançar na organização nos locais de trabalho, nas assembleias e nas atividades propostas pelo sindicato.

Fique atento para as agendas das atividades do sindicato e vamos começar 2013 mostrando a força da nossa organização.