Curso ‘Educação em disputa: a escola pública em risco’: se inscreva! Ainda dá tempo!

Atenção, servidoras e servidores públicos de Diadema! O Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, em parceria com a Escola Latino-americana de História e Política, está oferecendo o curso ‘Educação em disputa: a escola pública em risco’. Com 30 horas de duração e entrega de certificado.

As inscrições estavam previstas para encerrar no último dia 7, mas ainda é possível fazer sua inscrição e realizar o curso. As aulas começaram no último sábado (8) e vão até 4 de setembro, sendo 10 aulas no total. Se inscreva e participe! As vagas são limitadas!

De acordo com informações divulgadas pela ELAHP, o curso tem por objetivo “promover uma contextualização histórica da Educação e os debates em torno das disputas ideológicas da Educação Básica no Brasil como parte de um projeto mais amplo do capitalismo global de um lado, e da resistência da Educação pública e democrática de outro”.

Ainda segundo a coordenação do curso, “busca-se realizar uma reflexão crítica sobre as interferências e o projeto neoliberal na formação político pedagógico na atualidade, e construir elementos para uma política alternativa e um programa de resistência à educação pública no país”.

Para se inscrever, acesse o site da ELAHP e faça seu cadastro. Na hora de adquirir o curso, preencha o espaço do ‘cupom de desconto’ com a expressão #educasindema1002021, caso você seja sindicalizada ou sindicalizado.

Confira a programação:
Escola Latino-americana de História e Política – ELAHP | Educação em Disputa: A Escola Pública em Risco | Horário das 9h às 12h – (sábado no período da manhã) - início em 08/05/2021 a 04/09/2021

Ementa: Este curso tem por objetivo promover uma contextualização histórica da educação e os debates em torno das disputas ideológicas da educação básica no país como parte de um projeto mais amplo do capitalismo global de um lado, e da resistência da educação pública e democrática de outro. Busca-se também realizar uma reflexão crítica sobre as interferências e o projeto neoliberal na formação político pedagógico na atualidade. Finalmente busca-se construir elementos para uma política alternativa e um programa de resistência à educação pública no país.

Objetivo: promover um debate crítico acerca dos projetos políticos em curso na disputa da educação no país em perspectiva global e fomentar elementos para se pensar outro modelo de educação básica em defesa da escola pública e outras formas de formação emancipadora, popular e socialista.

CRONOGRAMA DAS AULAS (9h às 12h)
Aula 1: História social da educação no Brasil (08/05/2021)
Profº Dr. Marcos Cesar Freitas

Aula 2: Educação e transformação social I (22/05/2021)
Profº Dr. Leandro Eliel
Aula 3:  Educação e transformação social lI(05/06/2021)
Profº Dr. Leandro Eliel

Aula 4: O Neoliberalismo e a educação (19/06/2021)
Profª Dra. Débora Goulart

Aula 5: Empresariamento da educação (03/07/2021)
Profº Dra. Maria Caramez Carlotto

Aula 6: Educação Híbrida e o nova (o) nova (o) trabalhador(a) da educação (17/07/2021)
Profº Dra. Selma Rocha

Aula 7: A educação autoritária (cívico-militar e escola sem partido) (31/07/2021)
Profª Izabel Costa

Aula 8: Currículo em disputa (14/08/2021)
Profº  Ivonete Alves Cruz Almeida

Aula 9: A disputa do Fundeb e o financiamento educação (28/08/2021)
Profª Dr. Salomão Ximenes

Aulas 10: Educação Pública: para onde vamos? Movimentos de resistência e luta em defesa da escola pública (04/09/2021)

Mesa debate: Educação Pública: Educação no Campo Elisa Guaraná (Professora da UFRRJ); Fórum de Educação ABCDMRR- Karen Silveira (Ribeirão Pires); Fórum da EJA - Diadema - Adriana P. Silva (Diadema); e Cursinhos Populares - Silas (Campinas).