Em SBC, Sindema marcha com o povo em defesa do projeto Meninos e Meninas de Rua

Crianças atendidas pelo projeto Meninos e Meninas de Rua, seus familiares, parlamentares, e representantes de sindicatos e dos movimentos sociais ocuparam as ruas do centro de São Bernardo na tarde desta quinta-feira em um protesto contra o prefeito Orlando Morando (PSDB), que quer despejar a ONG PMMR – reconhecida nacional e internacionalmente por seu trabalho de mais de 30 anos.

Desde 1989 na luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, o PMMR atende mais de 600 crianças de 42 comunidades de São Bernardo do Campo são atendidas pela ONG. A sede – que o governo Orlando Morando quer desalojar recebe atividades lúdicas e esportivas, oficinas educacionais e aulas de cursinhos pré-vestibular – está ameaçada de reintegração de posse desde 2019, quando a Prefeitura de São Bernardo do Campo notificou o projeto de que a concessão do imóvel havia sido revogada.

A direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema esteve presente na manifestação para prestar solidariedade. Jandyra Uehara, diretora do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema e secretária nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT Brasil, participou da manifestação. E destacou, “o PMMR existe desde os anos 1980 e é uma das organizações à frente de um movimento nacional com forte participação na criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, e nas mobilizações e lutas pelos direitos humanos”.

“É preciso o engajamento dos sindicatos, parlamentares, movimentos populares, e do povo que luta e resiste para impedir esta violência do prefeito neoliberal e fascistóide Orlando Morando contra quem defende há décadas as nossas crianças”, declarou.