Aumento de casos de Covid-19: Sindema exige reunião urgente com PMD

Atento ao crescimento do número de casos de contaminação pela variante Ômicron do novo coronavírus e aos recordes de novos casos notificados diariamente, o Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema protocolou ofício junto à Prefeitura de Diadema no dia 20 de janeiro de 2022 exigindo em caráter de urgência uma reunião da Mesa Setorial da Saúde.

Recentemente, a mídia regional divulgou que a ocupação de leitos de unidade de tratamento intensivo em Diadema é de 100% para pacientes com Covid-19 e muitos profissionais da Saúde estão afastados por estarem doentes, sobrecarregando os demais colegas de trabalho e o próprio atendimento à população.

Já passou da hora da administração municipal debater de forma séria e consequente com o Sindema sobre as condições de trabalho nos equipamentos de Saúde frente à pandemia; sobre os descontos da insalubridade das servidoras e servidores afastados por Covid-19; sobre a suspensão do pagamento da insalubridade referente nas férias e sobre a ilegalidade do banco de horas, já que não existe hoje Acordo Coletivo de Trabalho sobre o sistema de compensação de horas.

Hoje, grande parte dos servidores da saúde que estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia, exposto à Covid-19, Influenza e H3N2, não recebe o pagamento de insalubridade de 40%. Nas convocações para campanha e trabalho extraordinário computadas ilegalmente como “banco de horas” nem sequer vale-transporte e alimentação são pagos às servidoras e aos servidores.

Exigimos ainda o pagamento de abono a todas e todos aqueles que atuam na linha de frente do enfrentamento à Covid-19 em Diadema e a transparência em relação aos casos de afastamentos e notificações de profissionais contaminados.

Exigimos respostas às pautas das trabalhadoras e trabalhadores da Saúde!

Vamos à luta! Juntos somos fortes!