Nota do Sindema: sobre o avanço da pandemia e retorno das aulas presenciais na rede municipal de Diadema

Os casos de Covid-19 nas cidades do grande ABC cresceram 2293% em janeiro deste ano se comparados aos casos confirmados em dezembro de 2021, segundo dados divulgados nesta terça-feira (01) no site Repórter Diário. Em janeiro de 2022, 207 moradores da região perderam a vida para esta doença.

Em Diadema, apenas 36% das crianças da faixa etária entre 5 e 11 anos, receberam, até o dia 29 de janeiro, a primeira dose da vacina. Grande parte dessas crianças, quando retornarem de forma presencial às aulas na rede municipal no dia 8 de fevereiro, não terão nem sequer cumprido o ciclo da imunização da primeira dose da vacina. Isso sem contar que crianças abaixo dos 5 anos sequer têm previsão no calendário de vacinação.

No dia 28 de janeiro, dados publicados no site da Prefeitura indicavam uma taxa de ocupação de 94 % dos leitos de UTI destinados ao tratamento da Covid-19 no município. É nesse contexto que nós, da direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, reiteramos nosso posicionamento em defesa da vida e da ciência, e nosso compromisso com a luta das trabalhadoras e dos trabalhadores por melhores condições de trabalho, valorização e respeito.

Insistimos novamente em apresentar para a administração as reivindicações das funcionárias e funcionários públicos municipais que representamos. Não podemos nos calar frente a subnotificação dos casos de Covid-19 e o descumprimento de protocolos sanitários dentro das nossas escolas municipais enquanto o Brasil atinge um novo recorde de contaminação e a taxa de transmissão do coronavírus atingiu 1,78 (100 infectados podem transmitir para 178 indivíduos), segundo dados do monitoramento do Imperial College de Londres, em 25 de janeiro de 2022.

As trabalhadoras e os trabalhadores querem ser ouvidos e querem participar do debate sobre a revisão dos protocolos adotados pelas secretarias de Educação, Saúde, Gestão de Pessoas/SESMT e demais órgãos da administração municipal.

Por isso, nesta terça-feira (1), protocolamos junto à Prefeitura e à Câmara Municipal, documento exigindo o agendamento de reunião urgente da Mesa da Educação entre sindicato, prefeito e representantes das secretarias Gestão de Pessoas, Governo e Saúde.

Defendemos a ampliação do quadro de apoio com reforço imediato nas equipes de limpeza e supervisão de protocolos na rede municipal de ensino; a publicização dos casos suspeitos e confirmados de COVID por equipamento; e o afastamento de servidoras gestantes, lactantes e/ou com comorbidades sem prejuízo de remuneração.

Além da realização de testagem periódica e em massa, o afastamento de casos suspeitos  imediatamente, o monitoramento daqueles que tiveram , fornecimento de máscaras N95 para todos os servidores, protetor facial e equipamentos de proteção individual são fundamentais para o combate à propagação do vírus.

Pleiteamos ainda a construção de um plano de Saúde do Trabalhador que vise ações preventivas, de encaminhamento e acompanhamento dos casos que exigem afastamento e de estudo, e monitoramento das sequelas advindas da contaminação; e a regulamentação do teletrabalho a partir de debate com a representação das servidoras e servidores através do sindicato.

Defendemos ainda a garantia do acesso à internet de qualidade em todas as salas de aula da rede municipal de ensino e fornecimento de equipamentos como celular, notebook e tablet a todas e todos os professores, além do acesso aos serviços (chip com pacote de dados) necessários para assegurar o acesso de toda comunidade escolar as novas tecnologias na Educação.

Só quem luta, conquista! Juntos somos fortes!