Agentes de Cozinha e de Serviço da PMD discutem condições de trabalho e plano de lutas da Campanha Salarial 2022

Nesta terça-feira (22) um grupo de trabalhadoras e trabalhadores da Prefeitura de Diadema – agentes de Cozinha e de Serviço – realizou uma reunião na sede do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema para discutir os problemas da categoria e debater sobre as condições de trabalho nas escolas municipais, além dos próximos passos do plano de lutas da Campanha Salarial 2022.

Dados de fevereiro deste ano no Portal da Transparência da PMD informam que existem 162 agentes de Serviços de Cozinha I, 40 agentes de Serviços de Cozinha II e 62 agentes de Serviços de Cozinha II (temporárias), trabalhando atualmente.

Em assembleia realizada na sede do Sindema no último dia 11, as funcionárias e os funcionários públicos municipais de diversos setores da PMD como Educação, Habitação, Saúde, entre outras, fizeram o debate e aprovaram a pauta de reivindicações e um calendário para o plano de lutas e mobilização do funcionalismo diademense.

Este ano o conjunto do funcionalismo público de Diadema reivindica uma reposição salarial de 16% (inflação acumulada de março de 2021 a fevereiro de 2022 - 10,8% INPC - mais as perdas salariais acumuladas de 2019-2020); o pagamento de vale-alimentação no valor de R$ 715,65 (de acordo com valor da cesta básica calculado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos em fevereiro deste ano);

E mais: vale-refeição para todas e todos os servidores no valor de R$ 31,08 (valor médio da refeição completa fora de casa em Diadema, conforme pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador); 20,5% de reajuste no valor do subsídio do convênio médico e pagamento para todas e todos os servidores a título “subsídio-saúde”, independente da adesão ao convenio médico oferecido pelo Sindema;

Elevação do piso salarial da PMD com a extinção da Referência I e o reenquadramento de todas e todos os agentes de Serviços de Cozinha I nesta nova referência salarial; aplicação do Piso Nacional das agentes comunitárias de Saúde e agentes de combate a endemias; garantia de 10% das vagas disponíveis para todas e todos os servidores municipais de baixa renda e sem moradia na demanda prioritária da PMD para atendimento nos programas habitacionais.

Há também reivindicações que dizem respeito às condições, relações e organização do trabalho; terceirizações e Organizações Sociais; e sobre o Instituto de Previdência do Servidor Municipal de Diadema.