Sindema participa de paralisação dos municipais de Santo André

A direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema participou na tarde desta quinta-feira (31) da manifestação que aconteceu em Santo André organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santo André, que luta pela reposição integral da inflação (18,44%), referente à data-base de maio de 2020 a maio de 2022.

Jandyra Uehara, secretária nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da Central Única dos Trabalhadores e dirigente do Sindema, participou da manifestação e lembrou que “estamos vivendo um período sem precedentes de ataques à categoria do funcionalismo público”.

“Depois de dois anos sem reajuste e de trabalho sem tréguas durante a pandemia em todos os setores nós precisamos apoiar as nossas organizações para que a gente possa fazer uma luta e ser vitorioso. A nossa bandeira é em defesa dos serviços públicos, por mais qualidade no atendimento à população”, declarou.

Ritchie Soares, presidente do Sindema, lembrou que “historicamente os sindicatos de servidores, principalmente os da região do ABC paulista, se apoiam durante os períodos de campanha salarial, greves e, assim, se fortalecem na luta um do outro”.

“Além do apoio aos servidores como nós, toda e qualquer conquista na região pressiona e fortalece a luta dos outros servidores, e pressiona prefeitos do Consórcio, o qual atualmente Diadema também faz parte”, comentou.

De acordo com Ritchie, “a manifestação das servidoras e servidores de Santo André mostrou muita força e vontade de lutar, com muita gente participando”. “Aqui em Diadema tenho certeza que quando a categoria definir por uma paralisação, os servidores também demonstrarão a força que os servidores têm na cidade”.

As servidoras e servidores andreenses também reivindicam a reabertura do processo de negociação com o prefeito Paulo Serra. O ato desta quinta teve a presença de mais de 500 pessoas, que ocuparam o Paço Municipal e as ruas do centro da cidade para mostrar toda indignação com a administração municipal e pedir apoio da população na luta por melhores condições de trabalho e qualidade nos serviços públicos.

Segundo informações do SindServ Santo André, dirigentes do sindicato “protocolaram na PMSA um pedido de reabertura da mesa de negociação da Campanha Salarial com a Prefeitura”. O pedido também requer a compensação do dia de paralisação de todos os servidores públicos que participaram do protesto.

“O documento encaminhado ao prefeito Paulo Serra e ao secretário de Administração, Almir Cicote propõe debater uma contraproposta de reajuste para o funcionalismo que reponha no mínimo a inflação dos últimos dois anos nos salários”, divulgou o SindServ Santo André em seu site.

*Com informações do SindServ Santo André