3º Agito da Campanha Salarial 2022 ocupa as ruas do jardim Promissão, na Leste, por reposição salarial e valorização do funcionalismo público de Diadema

A direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema esteve esta quarta-feira (6) no jardim Promissão, na região Leste, visitando todos os equipamentos da Prefeitura de Diadema para dialogar com as funcionárias e funcionários públicos municipais e distribuir a última edição do Jornal do Sindicato, que traz informações da assembleia que aprovou a Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial deste ano.

As diretoras e diretores do sindicato também distribuíram uma carta aberta à população da cidade que aborda a atual conjuntura (econômica, política e social) e as condições que o conjunto do funcionalismo municipal está enfrentando neste início de negociação com a administração municipal na luta por reposição salarial e valorização profissional.

Shedd Pegáz, secretário Administrativo e Financeiro do Sindema, pediu em sua intervenção o apoio da população e dos comerciantes da região. “A gente está nessa luta pela valorização do serviço público, que é fundamental para prestação de bons serviços à comunidade. Este trabalho nosso em um momento de campanha salarial tem tudo a ver com a qualidade do serviço que é prestado à população de Diadema”, disse.

Shedd lembrou que “o conjunto do funcionalismo ficou três anos sem reposição salarial na gestão do ex-prefeito Lauro Michels”. “Este ano estamos na luta para reposição da inflação que corroeu os salários das servidoras e servidores públicos municipais de Diadema”, concluiu.

Antonio Carlos Gonzaga, diretor do Sindema, comentou que “o Sindema está na luta junto com as trabalhadoras e os trabalhadores da PMD”. “Venham com a gente participar da mobilização e se engajar na luta para que todos nós tenhamos serviços públicos de qualidade com o conjunto do funcionalismo público municipal valorizado em suas funções”.

Ritchie Soares, presidente do sindicato, explicou: “a gente está aqui hoje para fazer o debate com a população e para que todas e todos os moradores possam tomar conhecimento do nosso processo de campanha salarial”.

O presidente do Sindema lembrou da lei nº 173, do governo federal, que congelou salários e direitos dos servidores públicos de todo país. “Nós, servidores públicos municipais de Diadema, estamos em processo de campanha salarial reivindicando da administração municipal que reponha a inflação do último período”, falou.

“No último período, funcionárias e funcionários públicos foram diretamente atacados”, ressaltou. E concluiu dizendo que: “dentro deste processo de campanha salarial, o conjunto do funcionalismo público de Diadema definiu que era importante esse diálogo com a população da cidade”.

Ritchie também lembrou que a inflação no Brasil encareceu os preços dos alimentos, dos combustíveis, do gás de cozinha e da tarifa do transporte público, “condenando toda a classe trabalhadora”.

O Sindema tem posto em prática o plano de luta aprovado pela categoria com a entrega da Pauta de Reivindicações na Câmara de Diadema com uso da tribuna, que aconteceu no dia 17 de março; o primeiro ‘Agito’, que aconteceu no dia 23 de março na região Sul (Eldorado e Inamar), o segundo no último dia 30 no Campanário, na Norte; e o terceiro na Lesta, no jardim Promissão.

Participaram da atividade os artistas independentes de Diadema Eduardo Minko, Maycon ‘O Próprio’ e Victão Rocha – que fizeram uma intervenção artística recitando poesias e cordéis; e o grupo de maracatu Baque Água Santa, que fez uma apresentação musical pelas ruas do bairro.