Sindema denuncia processo de fechamento de sala de aula na EMEB Evandro Caiafa Esquível

A direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema vem a público manifestar seu repúdio ao processo que está sendo desencadeado pela Secretaria Municipal de Educação de fechamento de uma sala de aula da Educação Infantil (2ª fase) na Escola Municipal de Ensino Básico Evandro Caiafa Esquivel em pleno ano letivo.

A decisão da Secretaria Municipal de Educação está sendo tomada contrariando a manifestação dos professores, da comunidade e do próprio Conselho Escolar que avaliam que essa medida terá impacto na vida dos alunos que serão remanejados entre as demais turmas da escola, desrespeitando todo o processo de adaptação e criação de vínculos desses mais de dois meses de convivência.

A professora da sala, será obrigada assumir uma sala em outra escola. O principal argumento da Secretaria Municipal de Educação é a falta de professores na rede municipal. Mas, infelizmente, com essa prática, a Secretaria Municipal de Educação penaliza alunos, professores e toda comunidade escolar pelos problemas que a própria gestão não está conseguindo resolver.

Nos últimos 15 meses, mais de 120 professores da Prefeitura de Diadema aposentaram ou exoneraram de seus cargos. Nesse mesmo período, houve o ingresso por concurso de apenas 62 professores. Só nos meses de fevereiro e março de 2022, cerca de 24 professores deixaram a rede municipal de ensino (13 aposentaram e 11 pediram exoneração).

Faltam profissionais e as denúncias não param de chegar sobre a divisão constante de salas entre os professores, inclusive nas creches e na Educação Infantil, onde a superlotação de alunos por turmas pode colocar em risco todos os cuidados exigidos pela faixa etária atendida. Mas esta situação parece não mobilizar a Secretaria Municipal de Educação que volta sua preocupação para “liberar” um professor para atender a falta de profissionais da rede!

Os professores querem ser respeitados em seu direito a titularidade da sala; os pais e comunidade querem que os alunos sejam respeitados nesse processo! Hoje, assistimos em pleno ano letivo o fechamento de 30 vagas de Educação Infantil fase 2 no centro… O que poderá ser amanhã?

Com falta de diálogo, de valorização e de respeito não se constrói educação de qualidade! Queremos ser ouvidos!

NÃO AO FECHAMENTO DE SALA DE AULA NA EMEB EVANDRO!