2023 promete! Mais do que nunca é preciso lutar contra os retrocessos, contra aqueles que querem nos fazer desistir da luta e para avançar nas conquistas!

O ano de 2022 vai se encerrando e será lembrado como um ano em que vivemos perigosamente, em que a democracia foi ameaçada e nossos direitos foram seriamente atacados em todas as esferas, mas que, em nenhum momento, deixamos de lutar e construir com nosso trabalho a esperança de tempos melhores.

Aqui em Diadema, as servidoras e servidores públicos foram à luta e não se cansaram de cobrar do governo Filippi coerência entre discurso e prática. No último dia 30 de novembro, o governo Filippi descontou do salário dos servidores o dia da paralisação realizada em 15 de setembro contra a retirada do direito de cuidar da sua saúde e de seus familiares - filhos menores de idade e pais idosos, que dependem de seus cuidados, se recusando a negociar com o Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema a reposição do dia.

O Sindema cumpriu todos os protocolos legais para a realização da paralisação, insistiu na negociação do dia parado, mas o governo “empurrou” a negociação para depois do 2º turno da eleição presidencial, e formalizou sua “decisão política” de não aceitar fazer acordo para repor esse dia! Os servidores públicos não podem ser tratados como “inimigos” da administração pública e da população, como “peso” e “fardo” que deve ser carregado pelo povo trabalhador dessa cidade!

Pelo contrário. Nós, trabalhadoras e trabalhadores do serviço público temos a missão cotidiana de assegurar com qualidade os direitos sociais do conjunto da classe trabalhadora para a garantia do acesso da população à saúde, à educação, aos bens culturais e esportivos, à assistência social e à segurança. Porém, a luta para a garantia dos direitos da população não pode estar dissociada da luta para que os direitos dos trabalhadores do serviço público sejam também garantidos e respeitados.

Lamentamos que o governo Filippi tenha tomado esta decisão de punir e tentar intimidar o funcionalismo público municipal que foi à luta. Estamos certos de que essa decisão não dialoga em nada com o país que estamos muito dispostos e animados para ajudar a reconstruir: o Brasil da esperança que queremos para as trabalhadoras e trabalhadores só foi possível com a eleição do presidente Lula. Em 2023, os trabalhadores brasileiros estarão mais do que nunca chamados a ampliar sua mobilização e organização para colocar a luta num patamar superior.

Os funcionários públicos de Diadema ocuparão seu lugar nesta luta. Boas festas a todas e todos! Que a solidariedade e o compromisso com a construção de um serviço público à altura dos direitos do nosso povo estejam sempre presentes na nossa luta durante o ano de 2023!