2º Congresso do Sindema: A categoria decide os rumos da luta!

Aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro de 2022, na subsede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em Piraporinha, o 2º Congresso do Sindema. Com a participação de cerca de 140 delegadas e delegados eleitos pela categoria e convidados de sindicatos importantes como SindServ-SBC e Central Única dos Trabalhadores (SP).

Os trabalhos do Congresso tiveram início na manhã do dia 17 de novembro, com debate sobre a conjuntura (nacional, estadual e municipal) que contou com a participação de Victor Pagani, Coordenador Técnico do DIEESE SP; Telma Victor, secretária de Formação da CUT-SP e diretora da APEOESP; e Jandyra Uehara, da direção nacional da CUT e da direção plena do Sindema.

Na parte da tarde, os delegados debateram, a partir do Caderno de Textos, a luta em defesa da aposentadoria dos servidores municipais, contra a terceirização, saúde do trabalhador e condições e relações de trabalho na Prefeitura de Diadema.

No segundo dia, o debate nos grupos foi sobre a luta da preservação e ampliação de direitos. À tarde, na plenária-geral os delegados aprovaram o plano de lutas da categoria para o próximo período.

A organização e representação por local de trabalho para o fortalecimento da luta teve destaque no 2º Congresso

As principais propostas aprovadas pelos servidores públicos municipais no 2º Congresso apontam para o fortalecimento do Sindema através da organização e representação por local de trabalho (delegados de base). Neste sentido, teve destaque dentre as resoluções aprovadas a transformação dos delegados participantes deste Congresso em representantes de base ou representantes do local de trabalho.

O combate às privatizações e às terceirizações do serviço público via organização social e convênios, a luta contra a retirada de direitos e contra o trabalho precário, contra o assédio moral, pela abertura de novos concursos públicos, em defesa do Instituto de Previdência, da saúde do trabalhador, por condições e relações de trabalho decentes e pela valorização do serviço público e do servidor público nortearão as ações do Sindema no próximo período.

Em breve o Caderno de Resoluções do 2º Congresso do Sindema estará disponível!