Na Saúde, a falta de condições de trabalho e situação precária do espaço Napoleão colocam em risco a saúde e a vida dos trabalhadores e pacientes dos CAPS Álcool e Drogas, Infanto-juvenil e Leste

No prédio antigo das décadas de 1970 e 1980 sem manutenção há anos, conhecido também como espaço Napoleão funcionam ainda 3 serviços de Saúde: dos CAPS Álcool e Drogas, Infanto-juvenil e Leste.

A direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, em reunião da Mesa Permanente de Negociação Coletiva realizada dia 7 de novembro, já havia relatado ao secretário de Administração e Gestão de Pessoas a situação trazida pelos servidores e, em vistoria ao local dia 9 de novembro, pode checar as denúncias dos servidores: o prédio com a estrutura toda comprometida não oferece segurança e coloca em risco a saúde e a vida dos usuários e servidores públicos lotados neste local.

Os problemas estão por toda a parte: na parte elétrica, instabilidade no fornecimento de energia, risco grave de incêndio, materiais antigos acumulados, forte cheiro de queimado, luzes queimadas e equipamentos como exemplo a geladeira e micro-ondas, ­ficam desligados já que as tomadas não funcionam.

O fornecimento de água também fica comprometido, pois a fiação da bomba elétrica é frequentemente furtada. Em andares inteiros, os hidrantes estão sem condição de uso e os extintores, onde eles foram localizados e veri­ficados, estão vencidos. A porta principal quebrada, emperra e di­ficulta a única rota de fuga em caso de incêndio.

E os trabalhadores não possuem treinamento ou formação sobre a conduta nesta circunstância. As paredes estão mofadas, as janelas estão com vidros quebrados ou sem vidro. Móveis bloqueiam a passagem e os elevadores não funcionam há pelo menos 10 anos. Para acesso aos andares de cima sobram apenas as escadas, sem iluminação adequada.

Os serviços funcionam 24h e os servidores convivem com a falta de segurança que se agrava ainda mais à noite e aos fins de semana, aumentando a vulnerabilidade dos trabalhadores e dos pacientes em atendimento. Não há internet e sinal de telefone. As câmeras de segurança não funcionam e, curiosamente, foram instaladas em locais que visam a “vigilância” dos funcionários (na área de alimentação dos funcionários e outra virada para o vestiário/ banheiro).

No dia 10 de novembro, a direção do Sindema, além de mencionar a situação na Tribuna da Câmara, encaminhou documento ao prefeito e à secretária de Saúde relatando esta situação e solicitando a transferência imediata dos servidores lotados no espaço Napoleão. Não houve resposta ao documento e os pequenos reparos realizados pela PMD no local, após denúncia do Sindema, não resolvem os graves problemas relatados.

A direção deste sindicato encaminhou denúncia ao Ministério Público do Trabalho. Condições de trabalho adequadas e a preservação da saúde e da vida são direitos dos trabalhadores! Vamos à luta!