Presidente do Sindema participa de evento sobre Mestrado Profissional em Educação Básica

A diretoria do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, através de seu presidente, Ritchie Soares, participou na tarde deste sábado (18) do evento online ‘Diálogos Educacionais I - o Mestrado Profissional em Educação Básica em pauta’, organizado pelo Centro de Formação de Educadores da Escola Básica e Rede Articul@ções da Universidade Federal de São Paulo.

De acordo com informações divulgadas pela organização, voltada para estudantes de graduação, professores da escola básica e demais interessados com objetivo dialogar e fomentar discussões sobre o futuro programa de mestrado profissional em fase de construção.

Além de estabelecer relações com o dia-a-dia da gestão e os desafios das comunidades escolares para construção de mais uma ação em prol da educação pública, gratuita e de qualidade, o evento serviu para discutir uma proposta de programa ainda não aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ainda segundo informações divulgadas pela organização, o objetivo era “dialogar e fomentar discussões sobre a nossa proposta de programa de mestrado de forma a recolher contribuições quanto à coerência e a adequação às diferentes realidades escolares”.

Estiveram presentes as gestões dos campi, poder público local, entidades sindicais, fóruns e professores/gestores da escola básica dos municípios de São Paulo,  Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Ritchie iniciou sua fala saudando a todas e todos os presentes e falou da sua trajetória como estudante de Magistério morador de Diadema que sonhava com uma universidade pública. “Quando esse sonho que a gente lutou e conquistou aconteceu, nos deparamos com outra questão que é como a gente liga a universidade ao território: como é que os alunos da cidade podem acessar essa universidade e como que essa universidade vai conversar efetivamente e transformar a vida das pessoas?”, questionou.

E prosseguiu: “no caso de Diadema especificamente, esse percurso nos trouxe até a Rede Articul@ções, idealizada pela professora Eliane de Souza, e sempre falamos muito sobre a importância de ter um mestrado profissional nesta área”.

“Essa produção de conhecimento das nossas escolas e essa ligação com a universidade vai ser determinante, fundamental, para melhoria da qualidade de ensino dos alunos, para melhoria do ambiente escolar, e da melhoria do professor, para que ele possa se enxergar como produtor de conhecimento escolar”, continuou.

Ritchie ressaltou a qualidade e a importância da realização deste mestrado. “Um professor que trabalha 60, 70 horas por semana em duas jornadas tem uma grande dificuldade em poder estudar, se preparar e se formar. E é fundamental que ele possa acessar este conhecimento, entendendo que esse conhecimento é um direito dele para que ele possa crescer enquanto pessoa e possa evoluir profissionalmente”.

“A gente tem um plano de carreira que foi uma conquista histórica da categoria aqui em Diadema. Quando ele acessa o mestrado, apresenta dentro do seu plano de carreira uma melhora na sua vida financeira, permitindo que ele tenha condições de trabalhar menos e poder acessar outros direitos, como a cultura e o lazer e poder dar uma condição de vida melhor para sua família a partir do mestrado”, disse.

E completou dizendo que “isso também é um outro caminho que garante para esses trabalhadores que são os professores uma outra possibilidade. A universidade fica mais próxima, produzindo conhecimentos que podem ser empregados no cotidiano. É realmente muito gratificante. Estou muito feliz em participar desse momento e de ver há algum tempo muitos professores da nossa rede fazendo os mestrados na Unifesp”.

Para mais informações, acesse aqui.

O que é o MEPEB?
Vídeos dos encontros anteriores.