Confira na íntegra o Caderno de Resoluções do 2º Congresso do Sindema ‘Sheila Pires de Camargo’

Atenção, servidora/servidor público municipal de Diadema: clique aqui para acessar a íntegra do Caderno de Resoluções do 2º Congresso do Sindema.

Realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2022, o 2º Congresso do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema ‘Sheila Pires de Camargo’ contou com a participação de cerca de 140 delegadas e delegados que, a partir da reflexão do momento atual em que vivemos e das lutas que travamos nos últimos três anos em defesa dos direitos, em defesa da Previdência e de nossos direitos previdenciários, contra a terceirização e a precarização do trabalho, em defesa da saúde do trabalhador, por melhores condições e relações de trabalho, avaliaram, debateram e aprovaram as linhas gerais da atuação do Sindema para os próximos três anos.

Aprovaram também as ações que visam a organização e a mobilização da categoria para a conquista de suas reivindicações gerais e específicas, fazendo o exercício de olhar para essas especificidades sem, contudo, deixar de pensar no coletivo, realizando a tarefa desafiadora da construção da unidade na diversidade – quanto mais afinada a nossa pauta, mais força na luta teremos.

No 2º Congresso, que aconteceu na subsede de Diadema do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, as delegadas e delegados presentes reafirmaram o compromisso do Sindema com a defesa dos direitos da categoria, com a luta da classe trabalhadora e com a transformação da sociedade em que vivemos.

Este compromisso pressupõe o reconhecimento de que nós, trabalhadoras e trabalhadores do serviço público, temos o trabalho cotidiano de assegurar os direitos sociais do conjunto da classe trabalhadora para a garantia de acesso com qualidade da população à saúde, à educação, aos bens culturais e esportivos, à assistência social, à segurança, enfim... Aos direitos sociais e humanos, e para a produção do bem-estar coletivo. Por tudo isso, o produto do nosso trabalho não pode estar a serviço do lucro, da apropriação privada, dos interesses de grupos políticos.

A partir do debate coletivo e fraterno realizado no 2º Congresso, reafirmamos o compromisso do Sindema com os princípios da autonomia sindical e independência frente aos governos e partidos, e reiteramos nosso entendimento de que a luta para a garantia dos direitos da população não pode estar dissociada da luta para que os direitos do trabalhadores do serviço público sejam também garantidos e respeitados.

A luta contra a retirada de direitos, o combate às privatizações e às terceirizações do serviço público via Organização Social e convênios, contra o trabalho precário, por concurso público, em defesa do Instituto de Previdência do Servidor Municipal de Diadema (IPRED), da saúde do trabalhador, contra o assédio moral, por condições e relações de trabalho decentes, e pela valorização do serviço e dos servidores públicos nortearão nossas ações neste próximo período.

O fortalecimento do Sindema através da organização e representação por local de trabalho (delegados de base) teve destaque nos debates realizados e o 2º Congresso aprovou importante resolução para a transformação das delegadas e delegados participantes em representantes de base ou representantes do local de trabalho.

Desejamos e trabalharemos para que que as resoluções aprovadas no 2º Congresso do Sindema sejam implementadas, para que elas impulsionem e fortaleçam nossa luta! Juntos somos mais fortes!