IPRED: é preciso R$ 50 milhões para fechar a conta de 2023 e negociar a dívida do governo Lauro!

O orçamento votado para o Instituto de Previdência do Servidor Municipal de Diadema (IPRED) foi de R$ 250mi para 2023, montante insuficiente para as despesas previstas que são na ordem de R$ 300mi. Por esta razão o vereador Neno, diretor do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, foi o único parlamentar a votar contra a Lei Orçamentária Municipal para o ano de 2023.

Agora, é preciso que o governo faça remanejamentos no orçamento para honrar seus compromissos com o IPRED. Vale lembrar que em janeiro de 2021 o governo Filippi assumiu o compromisso de sanar os problemas financeiros do IPRED, que se acumularam nas duas gestões do ex-prefeito Lauro Michels através da regularização dos pagamentos da parte patronal devida, que não estava ocorrendo desde maio de 2018 e foi regularizada desde o início desta gestão.

Foram feitos 6 acordos de parcelamento das dívidas ao longo dos últimos governos: dois estão sendo pagos regularmente; mas os outros quatro acordos foram pagos em dia até maio de 2022. É preciso urgente regularização dos pagamentos!

Além disso, o parcelamento da dívida do governo Lauro Michels referente à alíquota suplementar (cerca de R$ 340mi) ainda não foi solucionada. Em 2021, foi realizado recadastramento dos servidores ativos e aposentados que estava pendente no governo Lauro.

A PMD apresentou em dezembro de 2022 uma alíquota suplementar de 2%, representando cerca de R$ 500 mil mensais, que ainda está distante do plano de amortização necessário apresentado no estudo atuarial.

É preciso que a PMD se esforce e participe ativamente das iniciativas junto ao governo Lula para uma solução permanente dos problemas dos Regimes Próprios de Previdência Social. E, de imediato, deposite mais R$ 50mi no IPRED ainda este ano; retome a regularidade de todos os parcelamentos e encontre solução para a dívida de R$ 340mi do governo Lauro.

Seguimos na luta em defesa do IPRED! Juntos somos forte!