Exemplo para toda categoria: organização, mobilização e disposição de luta dos GCMs de Diadema e atuação com o conjunto da categoria através do Sindema garantem avanços nas conquistas

Com a presença de mais de 120 guardas civis municipais, o Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema realizou na noite de  16 de junho a plenária que debateu e aprovou a proposta de reajuste salarial de 10% para os GCMs (5% pagos em outubro e 5% em fevereiro de 2024), formalizada pela Prefeitura de Diadema após a Reunião da Mesa Setorial da Defesa Cidadã realizada no dia 14.

Assim como os demais servidores municipais de Diadema, os GCMs terão reajuste salarial de 14,65%, resultado do acordo da Campanha Salarial 2023/2024. Este acordo coletivo aprovado em assembleia no dia 31 de maio prevê o reajuste salarial de 14,65%: 7,15% serão pagos em 3 parcelas até novembro de 2023 e 7% será pago em marco de 2024, na data-base, para todos os servidores da ativa e aposentados com direito à paridade. Somados, os reajustes representarão uma recomposição salarial de 26,4% até março de 2024, se comparados aos salários de fevereiro de 2023.

Na Reunião da Mesa Setorial, os representantes da Secretaria de Segurança Cidadã relataram os avanços salariais obtidos pelos guardas com a nova reestruturação do Plano de Carreiras da GCM, que de março de 2022 a maio de 2023, foi responsável pela promoção de 70% do efetivo da GCM que obtiveram, em média, 19% de reajuste, o que não acontecia há mais de 11 anos.

Ainda na Mesa Setorial, outro avanço foi obtido pela mobilização dos guardas foi o reconhecimento, por parte da administração, da Comissão de Representantes eleita pelos GCMs. Esta comissão foi responsável pela realização de amplo estudo sobre a situação das guardas na região do ABCDMRR, tanto da perspectiva do salário-base quanto da gratificação/adicional de risco de vida que, até por força de lei federal, compõe os vencimentos desses trabalhadores, e possibilitou a construção de proposta dos trabalhadores para o processo de negociação.

Foi acordado em Mesa Setorial com representantes do governo, a continuidade dos debates, inclusive sobre as propostas formalizadas pelos servidores para a administração. Na Plenária da GCM de 16 de junho, os servidores presentes, a Comissão de Representantes e a direção do Sindema apontaram que, embora distante de corrigir as distorções salariais em relação aos valores médios praticados pelas prefeituras da região, a proposta da administração aprovada e o compromisso de dar continuidade à política de valorização salarial e profissional, representam avanços nas conquistas  da GCM de Diadema.

Após a plenária, a direção do Sindema formalizou a aprovação da proposta pela categoria. Agora cabe ao Executivo o envio de projeto de lei para aprovação por parte dos vereadores. Só a luta coletiva garante avanços nas conquistas! Juntos somos fortes!

Confira como ficarão os salários-base dos GCMs de Diadema com os reajustes clicando aqui.