Agentes administrativos da PMD também estão na luta por valorização profissional: Plenária realizada pelo Sindema debate reivindicações e mobilização dos servidores

Com o objetivo de iniciar a construção do “perfil” dos servidores administrativos da Prefeitura de Diadema e possibilitar a visão do conjunto desta categoria, foram apresentados dados do Portal da Transparência, sistematizados pela assessoria do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema em Plenária com Agentes Administrativos I e II que aconteceu na noite de 21 de junho como parte do plano de lutas aprovado durante a Campanha Salarial 2023.

Segundo informações de maio de 2023 do Portal da Transparência, temos na PMD 38 agentes administrativos I: 10 estão lotados na Educação; 6 na Saúde e Cultura; 5 na Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas e Meio Ambiente; e 1 no gabinete do Prefeito, Jurídico, Desenvolvimento Econômico, Esporte, Obras e Segurança Alimentar.

Metade dos Agentes I tem entre 24 e 32 anos de tempo de serviço prestados na PMD (ingressaram entre 1991 e 1999); 15 agentes administrativos I estão completando 19 anos de PMD (ingresso em 2004) e 4 estão em vias de completar 18 anos.

A administração municipal conta também com 636 agentes administrativos II, sendo que 322 estão lotados na Educação, 121 na Saúde, 32 em Obras, 31 no Meio Ambiente, 24 na SAGEP, 17 na Segurança Cidadã, 16 na Cultura, 15 no Jurídico, 8 no Transporte, 6 na Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Comunicação e Desenvolvimento Econômico; 4 na Segurança Alimentar; e 1 na Secretaria de Planejamento e Gestão Pública.

Quanto ao tempo de trabalho na PMD, 65 agentes administrativos II têm entre 23 e 30 anos (ingresso entre 1993 e 2000); 226 têm entre 22 e 13 anos (Ingresso entre 2001 e 2010); 243 servidores têm entre 12 e 3 anos (ingresso entre 2011 e 2020); e 102 tem até um ano e meio de PMD.

Mesmo com o ingresso recente de mais de 100 administrativos II, os servidores presentes na plenária apontaram que em todas as secretarias existe um déficit de trabalhadores para função, gerando acúmulo e sobrecarga de trabalho. Outros fatores que pesam sobre os trabalhadores administrativos da PMD são os baixos salários, excesso de trabalho, falta de incentivo/ motivação e a falta de condições de trabalho nos setores.

Além dessas desvalorizações profissional e salarial, há também falta de perspectiva de “carreira”, rotatividade dos agentes que ingressam atualmente na PMD e acabam ficando no cargo só até encontrarem, no mercado de trabalho, melhor remuneração, e desvio de função que atinge os agentes I.

Durante a plenária, algumas propostas iniciais e reivindicações foram apresentadas pelos servidores na perspectiva de valorização salarial e profissional. Também foi eleita a Comissão  de Representantes dos Agentes Administrativos que terá, em conjunto com o Sindema, a “tarefa” de apresentar, a partir de estudos que subsidiem o debate, uma proposta mais fundamentada e sistematizada de recomposição dos salários, e de reenquadramento dos servidores em novas referências salariais, de acordo com o tempo de serviço prestado ao município e experiência adquirida pelo dia a dia do serviço público.

Em nova plenária, que será convocada pela direção do sindicato até o final de agosto, a Comissão de Representantes apresentará os estudos e submeterá as propostas à aprovação dos conjunto dos agentes administrativos. Após a aprovação por parte dos servidores nesta nova plenária, a proposta será levada para a Mesa Permanente de Negociação Coletiva com o governo.

A exemplo da luta recente dos Guardas Civis Municipais e dos arquitetos e engenheiros, a organização dos agentes administrativos através do Sindema, a mobilização e a disposição de luta da categoria serão fundamentais para avançarmos em nossas conquistas! Só quem luta conquista! Juntos somos fortes!