Arquitetos e engenheiros aprovam proposta da PMD de reajuste de 10% e a continuidade da luta em defesa do piso nacional e por valorização profissional

Em assembleia dos arquitetos e engenheiros realizada nesta quinta-feira (29), foi aprovada por unanimidade a proposta de reajuste salarial de 10% apresentada pela Prefeitura de Diadema na reunião da Mesa Setorial de Negociação realizada no último dia 26, com a participação da Comissão de Representantes dos Servidores e da direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, e formalizada por meio de ofício.

O reajuste salarial de 10% incidirá sobre o salário-base dos arquitetos e engenheiros da ativa e será estendido, por força de lei, aos aposentados com direito à paridade, sendo 5% pagos em outubro e 5% em fevereiro de 2024.

Assim como os demais servidores públicos municipais de Diadema, os arquitetos e engenheiros terão reajuste salarial de 14,65%, resultado do Acordo Coletivo da Campanha Salarial 2023/2024. Este acordo, aprovado em assembleia no dia 31 de maio, prevê o reajuste salarial de 14,65%: 7,15% serão pagos em 3 parcelas até novembro de 2023 e 7% será pago em março de 2024, na data-base da categoria.

Tanto durante a reunião na Mesa Setorial como em assembleia, as servidoras e servidores fizeram questão de frisar que a proposta aprovada ainda está distante da reivindicação inicial da categoria – pagamento do piso nacional fixado em lei federal de 6 salários-mínimos, nem tão pouco o reajuste garantirá a equiparação com a média salarial das prefeituras da região.

Mas ainda assim, para a Comissão de Representantes e para os trabalhadores que se manifestaram em assembleia, o reajuste aprovado representa o “primeiro passo, resultado concreto desta luta que teve início em 2019”. Neste sentido, o compromisso firmado pela administração municipal de dar continuidade à política de valorização salarial e profissional iniciada, representa também um avanço e uma conquista dos profissionais e da diretoria do Sindema.

Outro avanço importante foi a constituição da Comissão de Representantes dos Arquitetos e Engenheiros que teve, tem e sempre terá papel fundamental, junto com o Sindema, para o avanço na organização e mobilização dos servidores e no debate com a PMD sobre as demais reivindicações.

A diretoria do Sindema já oficializou nesta sexta-feira, dia 30 de junho, a administração sobre esta decisão da assembleia. Agora, o Executivo deve enviar à Câmara de Diadema o projeto de lei para aplicação do reajuste. Nossa luta continua! Só quem luta conquista! Juntos somos mais fortes!