Sindema convoca plenária de mobilização contra as circulares 168 e 171 da PMD

A Secretaria Municipal da Educação de Diadema publicou nos dias 6 e 25 de julho duas circulares acerca de “orientações sobre faltas e substituições”.

Tais orientações se deram sem qualquer tipo de diálogo com gestores, professores e trabalhadoras e trabalhadores da Educação e tão pouco a partir de uma análise consistente das causas do absenteísmo na Educação, das condições e relações de trabalho.

Como nas administrações neoliberais, a acusação paira sobre os professores, tratando a categoria de forma desrespeitosa, atingindo principalmente as mulheres, maioria do magistério municipal e sobre as quais se acumulam as tarefas sociais do cuidado.

A direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema já solicitou ao Departamento Jurídico do Sindicato as análises técnica e jurídica das circulares, mas reitera o caráter desrespeitoso e autoritário com a rede municipal e ao mesmo tempo indulgente e superficial com as verdadeiras causas do absenteísmo.

Neste sentido, convocamos a categoria a participar de Plenária de Mobilização e Organização da Luta contra as circulares 168 e 171 na segunda-feira, dia 31 de julho de 2023, às 18h30, na sede do Sindema.