Sindema realiza plenária com agentes fiscais II para organizar a luta da categoria

O Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema organizou na noite desta segunda-feira (11) uma plenária com um grupo de agentes fiscais II da Prefeitura de Diadema. Participaram da atividade servidores de várias secretarias, entre elas: Assuntos Jurídicos, Finanças, Habitação, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Transportes, Segurança Alimentar e Serviços Urbanos.

O objetivo do encontro era discutir sobre pautas específicas da categoria, organizar as trabalhadoras e trabalhadores que lutam por valorização profissional com a representação de uma comissão para reivindicar da administração municipal melhores condições de trabalho, além de contratação de recursos humanos via concurso público.

A diretoria do Sindema iniciou a plenária fazendo um balanço das ações sindicais do último período, com destaque para a condução da campanha salarial (2023/2024) e para as conquistas recentes de outras categorias como a Guarda Civil Municipal e os arquitetos/ engenheiros, que, após mobilização das categorias junto ao sindicato, conseguiram avançar nas lutas.

A direção do sindicato explicou que nos últimos anos, um dos caminhos encontrados para a valorização salarial foi através reclassificação. A categoria de agentes fiscais II tem hoje, segundo dados divulgados pela PMD, cerca de 69 profissionais de um total de 91 vagas, que enfrentam problemas como equipes defasadas, violência, casos de condenação judicial, além do risco de atuar em áreas na Defesa Civil.

José Aparecido da Silva, mais conhecido como Neno, diretor do Sindema e vereador de Diadema também participou da plenária. Neno que é um agente fiscal em sua origem, hoje já aposentado da função, agradeceu a presença e a participação de todas e todos na plenária. Em sua opinião, “é muito importante a organização da categoria com apoio do Sindema para que juntos, possamos avançar nas conquistas e na valorização de todas e todos os agentes fiscais II”.

Durante a plenária, foi formalizada uma comissão com representantes de agentes fiscais II de todas as secretarias da PMD. Esta comissão de representantes terá a função de organizar todas as reivindicações que foram apresentadas com a finalidade de apresentar uma proposta que será levada pela diretoria do Sindema para o governo.

No próximo dia 19, a partir das 18h30, irá acontecer uma nova reunião desta comissão. Em seguida, será convocada uma assembleia da categoria para discussão e aprovação da sugestão de projeto que será entregue para a administração municipal na próxima reunião da Mesa de Negociação que está prevista para outubro.