Câmara de Diadema aprova requerimento do vereador Neno de Moção de Apoio às lutas dos servidores públicos municipais

Por unanimidade, os vereadores de Diadema aprovaram na sessão desta quinta-feira (14) um requerimento de autoria do vereador e diretor do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, José Aparecido da Silva (Neno), de Moção de Apoio às reivindicações dos servidores administrativos, fiscais II e profissionais de nível universitário e a luta dos servidores da Educação pelo respeito ao Estatuto do Magistério.

O documento ressalta que “na campanha salarial de 2023, o funcionalismo conquistou uma importante vitória com o reajuste salarial que reduziu parte das perdas salariais históricas acumuladas”.

No entanto, adverte sobre “as demandas das professoras e professores pelo cumprimento do Estatuto do Magistério e dos agentes administrativos, agentes fiscais II e profissionais de nível universitário que não tiveram suas justas demandas atendidas até o momento”.

Neno explica que “categorias fundamentais não foram contempladas neste processo, introduzindo uma situação de extrema injustiça, que esperamos seja revertida pela retomada do diálogo e restabelecimento de uma Mesa de Negociação em tempo hábil de surtir efeitos ainda neste ano de 2024”.

No que se refere às reivindicações específicas dos agentes administrativos, fiscais II e servidores de nível universitário, Neno explana que “se tratam de categorias fundamentais para o bom funcionamento da máquina pública e para a prestação direta de serviços à população”.

Em relação às pautas da Educação, “se faz necessário que seja retomada com regularidade a Mesa Setorial da Educação, pois há uma série de justas demandas acumuladas como a não atribuição no mês de março da Jornada Suplementar aos professores e outras questões referentes ao cumprimento do Estatuto do Magistério”.

Sendo assim, finaliza o documento aprovado pelo Legislativo diademense, “esta Casa de Leis apoia a mobilização do funcionalismo e conclama a administração municipal a restabelecer as devidas mesas de negociação que possam caminhar para o atendimento das justas reivindicações setoriais colocadas”.