Sindema participa da 1ª Plenária Nacional da Confetam, em Florianópolis

Dirigentes do sindicato representaram o funcionalismo público de Diadema e contribuíram para a luta dos servidores municipais de todo Brasil

A vice-presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, Adriana Alves Luna; a secretária Administrativa e Financeira, Estela Baptista; e a secretária nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da Central Única dos Trabalhadores e diretora plena, Jandyra Uehara, participaram da 1ª Plenária Nacional da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam) representando as servidoras e os servidores públicos municipais de Diadema.

O evento aconteceu entre os dias 24 e 26 de abril, em Florianópolis (SC), com o tema “O Movimento Sindical dos Municipais: É a gente que faz”, contou com a presença de representantes de 17 estados e teve como objetivo discutir o papel do movimento sindical na defesa dos direitos da classe trabalhadora e debater estratégias para garantir a qualidade dos serviços públicos, e a defesa dos servidores públicos municipais.

A vice-presidente do Sindema, Adriana Alves Luna, afirmou que a 1ª Plenária Nacional da Confetam foi uma ótima atividade, que serviu de debate para temas de fundamental importância para a categoria dos servidores públicos municipais. “Participar deste evento foi a oportunidade de grande troca de experiências com servidores de todo Brasil e isso enriquece muito nossa organização e luta na defesa da nossa categoria contra a retirada de direitos da classe trabalhadora, e para avançarmos nas conquistas”, concluiu.

A presidente da Confetam, Jucélia Vargas, abriu oficialmente os trabalhos no primeiro dia de atividades e ressaltou a importância dos servidores públicos municipais de todo país. “Não existe cidade sem servidor público. Esta plenária reforça que nós merecemos ser valorizados, que serviço público não é gasto, é investimento”, avaliou.

Nicinha Lopes, presidente da Federação dos Trabalhadores na Administração e no Serviço Público Municipal do Estado de São Paulo (Fetam/SP), também esteve presente e deu a sua contribuição para o enriquecimento dos debates. Em sua opinião, “este é um momento fundamental de organização da luta das trabalhadoras e dos trabalhadores dos serviços públicos municipais, pois define de forma totalmente democrática quais serão as diretrizes que irão orientar a conduta e a luta da categoria”.

Para qualificar o debate em torno das ações e planejamento das lutas, a 1ª Plenária Nacional da Confetam contou com uma programação intensa e atividades diversificadas, que abordaram o fim da violência política de gênero, direitos humanos para todas as mulheres e comunidade LGBTQIA+, a diversidade e os desafios da invisibilidade institucional, além de questões de raça e juventude.

Também foi apresentado o balanço político e organizativo da gestão da Confetam. As delegadas e delegados aprovaram o Plano de Lutas para 2024 e aconteceu o Lançamento da Plataforma das Eleições Municipais, resultado de escuta atenta e abrangente dos servidores municipais de inúmeras cidades de norte a sul do Brasil que, por meio do questionário “O que você espera da nova gestão municipal em relação aos serviços públicos e às/aos servidoras/es municipais?”, expressaram suas preocupações, expectativas e reivindicações em relação a sua condição de trabalhadora e trabalhador comprometido com o serviço público de qualidade.