Reclamações e alimentação imprópria para consumo: o fim do contrato entre a empresa APETECE e a PMD

Depois de mais um episódio de alimentação imprópria ao consumo fornecida aos servidores nos restaurantes da Prefeitura, no dia 25 de julho, e reclamações recorrentes em relação às refeições fornecidas e aos serviços prestados pela empresa APETECE ao longo dos doze anos que teve seu contrato prorrogado pela Administração Municipal, nova EMPRESA foi licitada e deve assumir o fornecimento das refeições aos servidores.

Foram numerosas as reclamações quanto à qualidade da alimentação nos refeitórios, à apresentação dos pratos, à quantidade insuficiente de proteínas, frequentemente substituídas por ovos fritos, e aos constantes atrasos na entrega, o que causou problemas nos horários de refeição para os trabalhadores, especialmente para aqueles que atuam nas ruas. Além disso, houve vários casos de contaminação alimentar denunciados por esta entidade sindical.

O fornecimento de refeições aos servidores da Prefeitura de Diadema é regulamentado pela Lei Ordinária nº 859/1986: deve ser cobrado de forma proporcional ao custo real de acordo com o nível de ‘poder aquisitivo’ dos servidores. Atualmente, a Prefeitura possui treze refeitórios que servem cerca de 825 refeições diárias "a granel" e cerca de 434 marmitex entregues nos equipamentos públicos municipais. Para solicitar a refeição, o servidor deve fazer o pedido junto à Ponte de RH no seu local de trabalho.

A Administração Municipal subsidia a maior parte do valor da refeição e aí está o “x” da questão: a Prefeitura paga caro pela alimentação de qualidade duvidosa que fornece aos seus trabalhadores! Além disso, embora o SINDEMA tenha pautado inúmeras vezes a reivindicação junto à Administração, os servidores que trabalham à noite e nos finais de semana, em escala de revezamento 12 x 36 horas, no Hospital Municipal, no Pronto Socorro, nos equipamentos 24 horas (PA Eldorado, PA Paineiras, CAPSs), na Guarda Civil Municipal e na Guarda Patrimonial, ainda não têm acesso à refeição fornecida pela Administração Municipal.

Exigimos o fornecimento adequado de refeições para todos os servidores que optarem pela alimentação fornecida pela PMD, a qualidade dos serviços prestados pela empresa contratada e o direito ao vale-refeição para todos os servidores!