O Sindema – Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema manifesta seu profundo pesar pelo falecimento da professora Analu Cristina Cerozzi da Silva Vieira, da Escola Estadual Maria Carolina Casini Cardim, localizada em Diadema.Nos solidarizamos com seus familiares, amigos, colegas de trabalho e toda a comunidade escolar neste momento de dor.
É inadmissível que educadores, que dedicam suas vidas à formação das futuras gerações, sejam submetidos a condições de trabalho degradantes, marcadas por assédio moral, cobranças excessivas e autoritarismo. Segundo relatos, a professora passou mal durante uma reunião em que questionava o excesso de exigências sobre os profissionais da educação. Esse episódio escancara a pressão e o desgaste mental a que muitos docentes estão submetidos diariamente.
Em 2023, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), no IV Seminário: Trabalho e Saúde dos Professores - Precarização, Adoecimento e Caminhos para a Mudança, apontou que os transtornos mentais, como síndrome de burnout, estresse e depressão, são as principais causas de afastamento dos docentes, seguidos por distúrbios de voz e problemas osteomusculares. A violência no ambiente escolar contribui para o adoecimento dos professores, seja por agressões físicas, ameaças ou assédio moral relacionado à gestão escolar.
O desmonte da educação pública promovido pelo governo Tarcísio de Freitas e pelo secretário da Educação Renato Feder tem aprofundado esse cenário de precarização e sofrimento dos educadores. A imposição de plataformas digitais para monitoramento da produtividade de professores e estudantes tem resultado no aumento de denúncias por assédio moral, coação, ameaça e abuso de poder nas escolas estaduais. Esse modelo de gestão autoritário e punitivista, que desconsidera as reais condições de trabalho dos docentes, intensifica a pressão psicológica, fragiliza a autonomia pedagógica e contribui para o adoecimento da categoria.
O Sindema repudia veementemente o assédio moral contra professores em todas as redes de ensino e exige providências imediatas das autoridades competentes para garantir um ambiente de trabalho digno, respeitoso e saudável para todos os profissionais da educação.
Sindema – Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema
Comentários
Seja o primeiro a comentar!