O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Diadema vem a público manifestar grande preocupação com a atual situação da Prefeitura em relação ao encerramento dos contratos dos bolsistas do Programa Frente de Trabalho e à falta de convocação de Agentes de Serviços Gerais aprovados no 43º Concurso Público.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
+ A Prefeitura tinha, no mês de fevereiro/2025, 920 bolsistas do Programa Frente de Trabalho
+ Mais da metade dos bolsistas da Frente de Trabalho, está lotada na Secretaria de Educação - são cerca 480 bolsistas e apenas 86 servidores públicos operacionais (Agentes de Serviços Gerais e Agentes de Serviços I) atuando na limpeza, conservação e asseio das 61 escolas e 3 Centros de Atenção a Inclusão Social (CAIS), que atendem 30 mil alunos por dia.
+ Em outras secretarias e serviços da Prefeitura, é também grande o número de bolsista da Frente de Trabalho, se comparado ao número total de trabalhadores municipais e, principalmente, ao número de servidores que atuam também na limpeza, conservação e asseio. Alguns exemplos:
* Secretaria de Meio Ambiente - 395 funcionários - 144 são Bolsistas do Programa Frente de Trabalho - 98 são bolsistas do Programa Bairro Melhor - 31 são Agentes de Serviços I/ Serviços Gerais;
* Secretaria de Obras - 187 funcionários - 58 são da Frente de Trabalho.
* Secretaria de Esporte e Lazer - 142 funcionários - 42 são bolsistas - 10 são Agentes de Serviços I/ Serviços Gerais;
* Secretaria de Cultura - 108 funcionários - 38 são bolsistas - 10 são Agentes de Serviços I/ Agentes de Serviços Gerais.
+ Como a Administração não prorrogou a vigência da seleção pública realizada no final de 2023 - início de 2024 e não publicou edital para nova seleção, os bolsistas do Programa Frente de Trabalho estão sendo desligados ao completarem 12 meses de atuação, sem reposição de mão de obra.
+ Apesar do concurso público para Agente de Serviços Gerais ter sido homologado em junho de 2024, até agora, apenas 8 aprovados foram convocados, número insuficiente para suprir a demanda crescente.
O IMPACTO NA POPULAÇÃO E NOS SERVIDORES
A falta de funcionários para limpeza, conservação e manutenção afeta diretamente as condições de trabalho e a saúde dos servidores e impacta na qualidade dos serviços públicos prestados à população. Escolas, Centros Culturais, parques e praças públicas e todos os espaços públicos precisam de trabalhadores para manter um ambiente adequado para alunos, professores, servidores e toda a comunidade. Além disso, a sobrecarga de trabalho prejudica a saúde dos servidores que continuam na ativa.
O QUE O SINDICATO REIVINDICA?
Exigimos a convocação imediata dos Agentes de Serviços Gerais aprovados no concurso público.
Não aceitaremos que a Administração instaure o ‘caos’ no serviço público para ‘vender’ a terceirização e o trabalho precário como saída para a solução dos problemas criados por sua falta de agilidade e/ou omissão!
A Prefeitura convocar os aprovados no concurso público para garantir a continuidade dos serviços e assegurar que os servidores públicos e população não sejam ainda mais prejudicados.
Seguimos firmes na defesa dos direitos dos trabalhadores e da qualidade dos serviços públicos para toda a população de Diadema!
Acompanhe o SINDEMA nas nossas redes sociais e fique por dentro da atuação do seu SINDICATO!
Comentários
Seja o primeiro a comentar!