Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024
Sindema e PUC-SP são parceiros em projeto com estudantes de Psicologia

Em homenagem ao 7 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, o Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema e a coordenação do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo fecharam um acordo que irá permitir a organização e realização de um programa de estágio para os alunos da instituição.

A professora Andréia Garbin explica que, neste projeto, a diretoria do Sindema e os alunos da PUC-SP estarão envolvidos no desenvolvimento de atividades específicas para oferecer atendimento e cuidado no campo da saúde mental e do trabalho, possibilitando às servidoras e servidores públicos de Diadema apoio psicológico em um cenário de grande estresse, com agravamento da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Garbin disse que a PUC-SP estabelece esta parceria com o sindicato por acreditar nas instituições que atuam na preservação dos direitos da classe trabalhadora em prol dos espaços solidários, participativos e democráticos como forma de aprendizado aos alunos diante de situações reais. “Nos interessa muito que os alunos do curso de Psicologia tenham contato com as demandas reais a partir de situações de sofrimento relacionado às relações de trabalho ou de condições que se apresentam no contexto da pandemia”, declarou.

Para Kátia Cheli, secretária de Políticas e Direitos Sociais do Sindema, esta importante parceria vem reafirmar a missão do sindicato na ampliação da escuta e do cuidado qualificado para com a categoria. “Principalmente neste momento tão delicado e único que estamos passando, com a pandemia exigindo máximo de cada servidora e servidor, oferecer um apoio de escuta psicológica confortará as pessoas”, comentou.

A secretária de Saúde do Sindema, Ana Maria, afirmou que o sindicato sempre desejou oferecer este tipo de serviço. Em sua opinião, mais do que nunca, o sindicato deve estar presente na defesa da qualidade de vida do funcionalismo, mas faltava um canal de atendimento psicológico. “Me sinto muito honrada com esta parceria que vai oferecer aos servidores um serviço fundamental, principalmente diante desta pandemia, onde a classe trabalhadora está ainda mais exposta a riscos. Precisamos estar juntos neste momento”, concluiu.

Marcelo Bechara é estudante do quarto ano do curso de Psicologia e será estagiário no projeto de estágio junto ao Sindema. Ele acredita que “a escuta é uma possibilidade de identificar e analisar necessidades específicas, assim como de ampliar a compreensão acerca dos problemas e de nomeá-los”.

Outra estagiária do programa é Gabriela Braga. Ela afirma que escolheu participar do projeto pois acredita que o sindicato é um poderoso veículo de mobilização, um lugar de união e segurança para a trabalhadora e o trabalhador, e um espaço de promoção coletiva da saúde.

“Dado o atual contexto de crise sanitária, de desmonte de importantes políticas e serviços de saúde, e dos desdobramentos em relação às relações de trabalho, penso que este projeto é uma forma de resistência ao atual governo, buscando a construção de um modelo mais justo e integral de saúde para a classe trabalhadora, colaborando para o fortalecimento dos trabalhadores em um período tão revoltante e angustiante”, ponderou.

Por fim, Helena Mutchnik, estudante da PUC-SP e estagiária no programa em parceria com Sindema, disse estar feliz com a iniciativa. Em sua opinião, para além pandemia, é muito importante construir uma aliança em favor da saúde do funcionalismo de Diadema e um espaço de cuidados e promoção de saúde através da mobilização coletiva da categoria que está enfrentando situações difíceis com muitas perdas todos os dias.

As informações de atendimento e o canal de comunicação entre o funcionalismo público municipal de Diadema serão anunciados na próxima quarta-feira (14), durante uma transmissão ao vivo na página do Sindema no Facebook, que irá abordar os impactos da reforma administrativa na saúde pública. O evento tem início às 19h.