Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Estagiários da PUC-SP no Sindema apresentam projeto sobre assédio moral

Nesta terça-feira (15), um grupo de estudantes do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo participou de uma reunião da direção executiva do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema. Na oportunidade, Gabriela Braga, Helena Mutchnik e Marcelo Bechara apresentaram um projeto que será transformado posteriormente em uma cartilha informativa com objetivo de combater a prática de assédio moral na Prefeitura de Diadema.

Esta é uma parceria do Sindicato com a PUC-SP, que também desenvolveu outro trabalho para além deste projeto da cartilha contra o assédio moral. Teve início em abril deste ano o atendimento psicológico e acolhimento de trabalhadoras e trabalhadores que procuraram ajuda profissional durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Saiba mais:
Sindema e PUC-SP são parceiros em projeto com estudantes de Psicologia
Convênio entre PUC e Sindema garante atendimento psicológico na pandemia

A estudante Helena explicou que a cartilha foi desenvolvida no formato de “perguntas e respostas”. Ela disse que o projeto foi feito em tópicos para facilitar o entendimento sobre o tema do assédio moral com exposição a situações constrangedoras e humilhantes, de forma repetitiva e prolongada, ferindo a dignidade e integridade psíquica das servidoras e servidores públicos municipais.

“Isso por que nós pensamos em dúvidas que iriam surgir e que seriam importantes para que as trabalhadoras e os trabalhadores pudessem contextualizar o problema no ambiente de trabalho”, comentou.

Kátia Cheli, secretária de Políticas e Direitos Sociais do Sindema, declarou “que o sindicato está trabalhando fortemente para que o assédio não aconteça em nenhuma hipótese, e esta cartilha será importante para divulgarmos todas as informações sobre o assunto de forma simples para o maior número de pessoas possível”.

Por fim, ficou definido que será feita uma cartilha com todo material desenvolvido pelos estudantes de Psicologia da PUC-SP e esta cartilha será distribuída em todos os locais de trabalho da PMD, além de ser disponibilizada de forma virtual no site do Sindema e nas redes sociais.