Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024
Banco de horas continua ilegal

Todas as expectativas de melhores condições de trabalho e de relações respeitosas e democráticas entre trabalhadores/as e gestores/as foram frustradas em 2013.

Sem qualquer justificativa plausível, a gestão da Saúde proibiu folgas/abonadas durante as festividades de fim de ano, mesmo sabendo que a prioridade das equipes sempre foi garantir o atendimento à população.

Enquanto impede falta abonada ou fruição de banco de horas nos dias entre as festividades, obriga ilegalmente aos/às trabalhadores/as a "fruir em descanso ou compensação até 15 de dezembro o saldo do banco de horas referente a 2013”, conforme MI – Circular nº 6/407/13 da Secretaria da Saúde, de 21 de novembro de 2013. Ora, tal medida é ilegal por não existir acordo de Banco de Horas entre a Prefeitura de Diadema e os/as trabalhadores/as.

Os/as trabalhadores/as da Saúde sindicalizados/as, que tiverem horas de trabalho excedentes e que não folgaram até 15/12 devem procurar o Departamento Jurídico do Sindicato a partir de 13 de janeiro de 2014 para orientações.

Em 2013 vimos uma gestão da Saúde autoritária, centralizadora e sem resolutividade, que piorou as condições de trabalho, desorganizou e aprofundou os problemas dos serviços públicos de saúde em Diadema. Tampouco conseguiu solucionar a falta de pessoal, de material ou de manutenção. Ainda assim, desejamos um fim de ano repleto de paz e fraternidade e esperamos que, com a participação de todos e todas, possamos construir um 2014 de conquistas, também na Saúde.

Boas Festas e Feliz Ano Novo.

Sindema
Vem pra luta, vem pro Sindicato!
Quem ousa lutar constrói o caminho da vitória!