Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024
Merenda: fim da terceirização?

A um passo de por um fim na terceirização das merendas, a prefeitura voltou atrás e decidiu renovar por mais 90 dias o contrato com a SP Alimentação. A alegação do prefeito é que falta definir o cardápio a ser aplicado quando a merenda for municipalizada.

A lei, que possibilita a contratação de agentes de cozinha e nutricionistas em caráter de emergência para substituir a SP e dar início ao processo de municipalização da merenda escolar, foi aprovada pelos vereadores de Diadema em regime de urgência no início de novembro do ano passado para entrar em vigor a partir de fevereiro desse ano.

Consideramos uma vitória dos trabalhadores/as e da população a notícia do fim da terceirização da merenda pois essa é uma bandeira de luta que levantamos há anos e foi uma das principais reivindicações da greve de 2011.

A terceirização da merenda escolar encarece as despesas da prefeitura, já que a contratação de terceiros gera custos muito mais altos do que os da contratação direta. Além de se pagar muito, o Conselho de Alimentação Escolar, criado em 2010, vem constatando anualmente que a SP Alimentação serve refeições de péssima qualidade e em pouca quantidade; há também muitas reclamações por parte dos pais e estudantes.

Embora a lei de novembro de 2013 abra a possibilidade de contratar agentes de cozinha e nutricionistas por seleção pública e em caráter temporário, o Sindema reivindica a realização de concurso público ainda este ano para preencher as vagas necessárias para atender os 33 mil alunos das 60 escolas municipais.

Queremos rapidez e eficiência da Prefeitura na implantação da alimentação municipalizada. Exigimos o fim da terceirização, a realização de concursos públicos para a contratação de pessoal, treinamento, além da aquisição de gêneros alimentícios seguros e de qualidade, bem como de equipamentos de cozinha modernos, que assegurem condições de trabalho adequadas.