Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024
Participe da campanha do “Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político”

A primeira reunião do Comitê de Diadema da campanha do “Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político”, será nessa quarta-feira, 19 de fevereiro, às 18h, na sede do SINDEMA. A campanha visa promover o debate sobre a necessidade da reforma do sistema político na visão dos movimentos populares e dos trabalhadores.

O SINDEMA também faz parte desse Comitê, juntamente com a CUT, a Pastoral da Terra, o MST a Marcha Mundial das Mulheres e a Central de Movimentos Populares, entre outros. A ideia é que os comitês se multipliquem e estejam presentes nos bairros, escolas, sindicatos, movimentos e locais de trabalho.

A campanha iniciou em setembro do ano passado, quando a Plenária Nacional dos Movimentos Sociais aprovou a realização de um plebiscito popular, a ser realizado na primeira semana de setembro de 2014. A Plenária também definiu uma única pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”

O Plebiscito Popular permite que milhões de brasileiros expressem a sua vontade política e pressionem os poderes públicos a seguir a vontade da maioria do povo.

Desde 2000, os Movimentos Sociais brasileiros começaram a organizar Plebiscitos Populares sobre temas diversos, em que qualquer pessoa, independente do sexo, a idade ou religião, pode trabalhar para que ele seja realizado, organizando grupos em seus bairros, escolas, universidades, igrejas, sindicatos, aonde quer que seja, para dialogar com a população sobre um determinado tema e coletar votos.

Participe da reunião do comitê de Diadema e organize você também um comitê no seu local de trabalho, bairro, escola etc.