Quarta-Feira, 31 de Julho de 2024
Sem segurança e condições de trabalho

Queremos que o Governo autorize a reposição de todo o pessoal concursado que saiu desde janeiro de 2009 e que a Secretaria da Defesa Social assuma a sua responsabilidade com a segurança dos equipamentos públicos.

O Sindicato vem acompanhando e cobrando soluções frente às denúncias recebidas sobre os graves problemas de segurança e condições de trabalho nas Unidades 24 Horas da Secretaria da Saúde. O Sindicato se reuniu com trabalhadores/as do Hospital Municipal, Pronto Socorro, CAPSs e UBS Eldorado e constatou que a situação se agravou muito nos últimos meses.

Os principais problemas são a falta de uma política de segurança nos equipamentos públicos, além de equipes reduzidas, devido a não substituição daqueles que saíram da Prefeitura desde 2009. A demanda de trabalho aumentou e o pessoal diminuiu!

Situação é crítica no Hospital Municipal
O Hospital não conta mais com agentes de segurança e a triagem é feita pelo pessoal da recepção, a maioria agentes de serviço I em desvio de função. Lá a situação é insustentável, com os/as trabalhadores/as sofrendo agressões físicas e verbais por parte de munícipes.
Por falta de segurança, a entrada das ambulâncias tornou-se um fumódromo e local de escape. À noite, pedintes, usuários de drogas e casais usam o estacionamento dos funcionários do Hospital.
O pessoal da cozinha é constantemente abordado por pessoas pedindo comida. Pequenos furtos e até mesmo furto de carros são constantes. Devido a falta de funcionários a concessão de licença prêmio foi suspensa e o intervalo de refeições é menor do que nos outros equipamentos 24 Horas.

Falta de pessoal no PS Central gera sobrecarga de trabalho e tensão
Funcionários chegaram a ser agredidos pela população, irritada com a demora no atendimento e as filas imensas. O problema não é só de falta de médicos, mas de funcionários em geral.
O atendimento de emergência de casos psiquiátricos é feito no mesmo espaço físico que as demais urgências. A atual segurança, que é tercerizada, cumpre apenas o papel de portaria.

Segurança na USB Eldorado melhorou após mobilização
Depois da paralisação que ocorreu no dia 23 de março, após agressão física sofrida por uma médica, a segurança melhorou um pouco, com dois GCMs de dia e GCPs e a ronda da GCM à noite. Persistem os problemas na entrega de refeições nos finais de semana, como se os/as trabalhadores/as da PMD só trabalhassem de segunda a sexta. Os trabalhadores denunciaram que chove dentro da unidade, que precisa de uma reforma urgente.

Funcionários apontam que CAPs tem equipes menores que a necessidade
Nos CAPs também não há reposição de funcionários,principalmente técnicos. No CAPS Centro não tem assistente social desde janeiro.
De acordo com os trabalhadores/as, o remanejamento de funcionários é feito sem aviso ou discussão.

Em todos os CAPs os espaços são inadequados, sem manutenção e sem espaço reservado aos funcionários. No período noturno, funcionários e até bolsistas da Frente de Trabalho são os únicos responsáveis pela portaria e pela segurança.