Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024
Devolvam o nosso dinheiro!

Na audiência de conciliação no TRT, a Administração alegou que por motivos operacionais realizaria o pagamento dos servidores no dia 27 de maio e se comprometia a pagar o desconto dos dias parados no dia 7 de junho.

Na primeira reunião da Mesa de Negociação após a suspensão do movimento grevista ocorrida no dia 26 de maio os representantes do Sindicato insistiram que o pagamento fosse feito no dia 31 de maio e os representantes da PMD se comprometeram a analisar a proposta e responder em até 48 horas, mas negaram o pleiteado e a devolução dos dias de greve foi feita somente no dia 7 de junho.

No último dia 30 de junho, muitos servidores reclamaram que os vencimentos estavam muito abaixo do que normalmente é recebido nesta data.

Ao analisarmos comprovantes de pagamentos entregues por servidores no Sindicato foi possível constatar que fomos os servidores foram vítimas de uma vergonhosa operação que teve como resultado a redução dos seus vencimentos, com estes valores sendo passados diretamente para os cofres da PMD. Veja a armadilha que montaram para prejudicar os trabalhadores  e  transferir recursos dos salários para a Prefeitura.

1. No dia 27 não havia como realizar o desconto dos dias parados uma vez que todos receberam o adiantamento salarial no dia 15 e não havia saldo suficiente.

2. Para levar a cabo o desconto no dia 27 de maio, como forma de punição, a PMD, de forma unilateral e sem comunicar o fato a ninguém, decidiu lançar um “empréstimo” sob o código 1518 (saldo negativo a debitar), que foi lançado como crédito no holerite.

3. Isto foi feito de modo a “cobrir” as despesas  lançadas no holerite ( empréstimo consignado, vale refeição, convênio médico, contribuição sindical, contribuição AFPD, Pão de Açúcar) bem como o desconto do IPRED.

4. Com isto e com o fato de terem sido lançados artificialmente dois pagamentos em junho, a base de cálculo para desconto do IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte foi alterada e os servidores tiveram valores muito maiores de retenção deste imposto, com uma mudança de faixa salarial “fictícia” advinda da soma dos meses de maio e junho.

A retenção de Imposto de Renda na fonte é receita municipal, logo esta engenhosa operação de realizar o desconto dos dias parados antecipadamente, resultou em enriquecimento dos cofres da PMD e empobrecimento dos servidores/as.

A direção do Sindicato encaminhou documentos ao Prefeito exigindo a devolução da diferença retida a maior. Se não devolverem vamos tomar as medidas judiciais cabíveis.

Atenção!
Caso você tenha sido lesado é preciso entregar com urgência no Sindicato ( pode ser por fax ou email) os seguintes comprovantes de pagamento abaixo relacionados:
- holerite do mês de abril
-holerite de maio ( referente ao pagamento de 27/05)
-holerite de 07/06 ( pagamento dos dias de greve descontados no dia 27/05)
-holerite de junho

Veja exemplos de como tiraram do seu salário direto para os cofres municipais

Exemplo 1                                                         Desconto Normal Imposto de Renda

Mês                                                           abril                        maio                           junho

Salário                                                     2.892,60                 2.892,60                      2.971,49

Previdência                                                318,18                   318,18                         326,86

Dependentes                                             314,94                   314,94                         314,94