Sábado, 04 de Maio de 2024
CONAE/2014

A II Conferência Nacional de Educação, CONAE/2014 acontecerá de17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. Como preparação deve acontecer conferências municipais, intermunicipais e estaduais em todo o Brasil.

Embora o Sindema e a CUT regional tenham reivindicado até agora a Secretaria da Educação ainda não definiu se haverá etapa municipal em Diadema. A Conferência Intermunicipal do Pólo ABCD será nos dias 1 e 2 de agosto em São Bernardo do Campo, com a participação de delegados das cidades da região.

É importante a participação de todos/as, principalmente dos/as professores/as, entidades sindicais, movimentos sociais e conselhos de educação. É de fundamental importância a participação no debate e na apresentação de propostas para avançarmos na educação básica, educação especial, educação de jovens e adultos, educação superior, educação profissional e tecnológica.

As discussões e deliberações da II CONAE têm o tema central “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, nos seguintes eixos:
I. O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.

II. Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.

III. Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e
meio ambiente.

IV. Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.

V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.

VI. Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de
trabalho.

A CONAE representa uma possibilidade de organização e luta para assegurarmos a ampliação do financiamento, do acesso e da qualidade da educação brasileira, na construção do Sistema
Nacional Articulado de Educação, a partir da concretização do Regime de Colaboração entre municípios, estados e União, previsto na Constituição Federal.

Acesse o site fne.mec.gov.br para ler o regimento interno e o documento referência do II CONAE/2014, para se preparar para as discussões que ocorrerão nas escolas. Garanta sua participação!