Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024
Pela primeira vez, as prefeituras da região repõem a inflação

O ano de 2013 pode ser considerado um marco e uma exceção na política salarial dos trabalhadores/as do serviço público da região do ABCDMR: pela primeira vez, houve pelo menos reposição da inflação, depois de anos consecutivos de arrocho salarial na maioria dos municípios da região. Em Rio Grande da Serra o reajuste foi de 10%.

É sempre bom lembrar que nos últimos oito anos, somente em Diadema houve reposição das perdas inflacionárias para o funcionalismo, apesar das conhecidas dificuldades com a famigerada LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal (51,08% em dezembro de 2012). E isto só aconteceu porque, com autonomia e independência, nunca admitimos arrocho e retirada de direitos e os/as trabalhadores/as foram à luta e à greve nos anos de 2007 e 2011.

Também foi em Diadema que conquistamos avanços no estatuto do magistério e plano de carreira para a guarda municipal. Vencida esta etapa, é hora de avançarmos rumo ao aumento do vergonhoso piso salarial de R$ R$ 802,69, que ficou bem abaixo da média regional em função do reajuste do piso anunciado em Santo André, Mauá e São Bernardo. Até dia 10 de junho, esperamos elevar o patamar do piso de Diadema.

A conquista de um Plano de Cargos, Salários e Carreiras que valorize prá valer os/as trabalhadores/as do Município é prioridade da categoria para 2013. A negociação com o Governo será retomada no dia 17 de maio, com a questão do Banco de Horas, e estabelecido cronograma para tratativas sobre terceirizações e outras pendências tais como pagamento dos retroativos em atraso e de licenças-prêmio.

Em escala nacional estamos trabalhando junto com a CUT e sindicatos do setor público para acabar o resquício neoliberal que é a LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal. Bem como para regulamentar o direito à negociação coletiva no setor público, o que obrigará os governos a respeitar as entidades sindicais. Estamos lutando também por uma data base nacional para os municípios, o que fortalecerá a luta e a unidade da categoria em todo o país.

Mas conquistas e avanços locais e nacionais só virão com luta, com organização e com unidade da categoria, que deve confiar nas suas próprias forças e se organizar no Sindicato. Toda conquista é fruto de organização, mobilização, perseverança, capacidade de dialogar e principalmente de lutar pelo que é justo, por uma vida melhor para quem trabalha para garantir os direitos do povo de Diadema.