Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024
Banco de horas não é solução

O Sindema é contra o Banco de Horas e a favor da contratação de mais profissionais. É a falta de profissionais que gera o descontrole das horas extras e o acúmulo de horas trabalhadas. Essa é a posição do Sindema, defendida durante reunião com as/os servidoras/es das UBSs nessa quarta-feira, 5 de junho.

A convocação desses profissionais para trabalhar na Campanha de Vacinação em 8 de junho, mas sem o pagamento do adicional de 50% por ser um sábado, foi o motivo da reunião.

Durante a reunião com as/os trabalhadoras/es das UBSs, o Sindema explicou a situação atual do Banco de Horas. “Atualmente, há mais de 56 mil horas acumuladas, a maior parte da saúde”, afirmou Jandyra Uehara, presidenta do Sindema. Segundo a própria prefeitura, faltam 400 pessoas na área da saúde. "Com isso, as/os servidoras/es precisam fazer horas extras que, em muitos casos, acabam se transformando em crédito de horas que não podem ser transformadas em folga devido à falta de pessoal."

Ainda que o pagamento não tenha sido definido, a orientação do Sindema é para que as/os trabalhadoras/es das UBSs atendam a convocação e trabalhem no próximo sábado. “É legal que a Secretaria de Saúde convoque para o trabalho em uma campanha nacional e o não comparecimento pode gerar processo administrativo. O que é contra a lei é o não pagamento do adicional de 50%”, explicou Jandyra. Para a presidenta do sindicato “é preciso construir uma organização no local de trabalho, lutar e resistir para que nossos direitos sejam respeitados".

O Sindema continua em negociação com o governo municipal para reverter a situação.

Clique aqui e leia o documento Orientações sobre o Banco de Horas.