Quarta-Feira, 01 de Maio de 2024
DIA NACIONAL DE LUTA: PAUTA DA SAÚDE É FINALMENTE RECEBIDA

A pauta de reivindicações da Saúde, aprovada em fevereiro desse ano, só foi entregue ao chefe de Gabinete do governo municipal, Francisco Rocha, nesse 11 de julho, no final do ato do Dia Nacional de Luta. É que desde a assembleia organizada pelo Sindicato com os/as profissionais da área para definir as reivindicações, o Secretário da Saúde, José Augusto, se recusa a receber a pauta.

Não é por acaso que a frase que mais apareceu nos cartazes e virou grito de ordem durante a passeata foi Fora Zé Augusto! Cerca de 200 trabalhadores/as caminharam do Sindema até o Paço Municipal de Diadema.

Obras, educação, transportes, frentes de trabalho, esportes, habitação eaposentados: havia representantes de todos esses setores na passeata organizada pelo Sindema na manhã de 11 de julho. Mas os/as servidores/as da saúde foram os que compareceram em maior número no dia definido pela CUT e demais centrais sindicais como Nacional de Luta.

Ainda que hajam insatisfações gerais e, principalmente referentes à falta de qualidade da alimentação servida nos refeitórios, é na área da Saúde que a situação está mais grave. Durante seus discursos em frente à prefeitura, representantes da saúde deram exemplos que mostram a total falta de comprometimento do governo municipal com a população de Diadema que necessita dos serviços públicos de saúde. Falta estrutura para atender os pacientes no Hospital Municipal, a máquina para higienizar equipamentos médicos está quebrada no Quarteirão da Saúde, obrigando os funcionários a lavar tais objetos que devem ser esterilizados à mão e não há nem copinhos para servir remédios aos pacientes nas UBSs.

Na reunião com o chefe de Gabinete, Francisco Rocha, os/as representantes/as dos/as diversos setores do funcionalismo público expressaram suas reivindicações e deixaram claro que o que mais querem são boas condições de trabalho e respeito, para que possam prestar serviço público de qualidade. A pauta da Saúde foi finalmente entregue a um representante do Paço, que prometeu entrar em contato com o Sindema na próxima semana.