Domingo, 05 de Maio de 2024
II CONAE 2014: Propostas de emendas regionais serão apresentadas na etapa estadual

Pais, professores,estudantes, representantes dos movimentos sociais e sindicais das seis cidades da região participaram na etapa intermunicipal do pólo ABCD.O evento aconteceu nos dias 1 e 2 de agosto no Cenforpe, em São Bernardo do Campo. São Caetano foi a única cidade da região que não levou delegação. Na plenária, os delegados votaram as alterações ao Documento-Referência do Plano Nacional de Educação.  As emendas ao texto que foram aprovadas pela maioria serão apresentadas na etapa estadual.

No segundo dia de conferência, os participantes foram divididos em sete grupos, responsáveis por debater e votar os sete eixos que formam o documento-Referência, elaborado pelo Fórum Nacional de Educação. As emendas ao conteúdo já haviam sido preparadas nas etapas municipais. Em seguida, a plenária reuniu-se para votar os pontos polêmicos.

Embates

Embora a delegação de Diadema houvesse reafirmado a importância da eleição de diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, a maioria na plenária intermunicipal votou pelo concurso para esses cargos.

Os representantes da iniciativa privada pleiteavam que as verbas federais fossem destinadas à rede conveniada e privadas. No entanto, 90% dos presentes foi a favor de manter o recurso público somente nas educação pública.

O tempo para discussão e debate foi curto e fez com que o Eixo VI, que diz respeito à valorização profissional fosse remetido para a próxima etapa sem votação.

Felizmente, o pólo ABCD estará bem representado na etapa estadual. Dos 120 delegados, 36 deles são dos movimentos sociais e sindicais. A delegação também é composta por gestores de escolas, pais, estudantes e conselheiros municipais. A etapa estadual, que deve ocorrer de 27 a 28 de setembro em Serra Negra, é a preparação para a etapa nacional, marcada para fevereiro do ano que vem.