Domingo, 05 de Maio de 2024
Vitória para os profissionais da educação: Sindicato impede votação do Sistema Sesi de Ensino sem debate com a rede

Os diretores da educação do Sindema estiveram na Câmara de Diadema conversando com os vereadores para impedir a votação do PL036/2013, que trata do Convênio com o Serviço Social da Indústria – SESI – para implementação do Sistema Sesi-SP de ensino nas escolas municipais. Após a atuação do Sindicato e de alguns vereadores, a votação foi adiada.

O projeto seria votado nessa quinta-feira, 26 de setembro, em regime de urgência, sem passar pelas comissões de finanças e de educação da Câmara Municipal, o que é ilegal. E o que é pior: sem o conhecimento dos professores e sem a realização de debate com aqueles que são os protagonistas do processo pedagógico.

“Ao se propor a implantação de um sistema, como o do SESI, não se considera o acúmulo histórico do sistema de educação de Diadema, que foi construído coletivamente pelos profissionais da educação nas últimas décadas”, defende a diretoria do Sindema.

O Sindicato propõe que seja realizado um amplo processo de discussão sobre o sistema de ensino, envolvendo professores, pais e o Conselho Municipal de Educação. Educação de qualidade e com compromisso social não se faz de cima para baixo.