Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024
Saúde de Diadema pode ser terceirizada se Lei for aprovada pela Câmara

SINDEMA mobiliza trabalhadores e munícipes para que se manifestem contra votação que pode ocorrer na sessão desta quinta-feira, 7 de maio

A Saúde pública, universal e gratuita prestada aos moradores de Diadema está em risco! Um Projeto de Lei, apresentado pelo prefeito, prevê uma verdadeira privatização disfarçada do serviço público, que poderá ser entregue a “entidades filantrópicas”, identificadas como Organizações Sociais de Saúde.

A lógica neoliberal adotada pelo Paço, vai impor um retrocesso à Saúde em nossa cidade, entregando aos tubarões do setor um serviço que já foi referência nacional, prestado com total dedicação pelos funcionários públicos de Diadema.

A Administração municipal, diga-se de passagem, agiu da mesma forma conhecida por esta prática que varreu economias na Europa, levou os EUA à bancarrota e entregou, de mão beijada, boa parte do patrimônio brasileiro aos especuladores internacionais. Para justificar a contratação de “entidades parceiras”, o atual governo municipal promoveu o sucateamento do serviço, explorou, à exaustão, os trabalhadores, gerou uma grave crise no atendimento, revoltou a população e, agora, apresenta a terceirização como solução milagrosa para os problemas que ele mesmo criou!

O SINDEMA vai agir, de forma intransigente, na defesa da valorização dos servidores/as e do serviço público, universal, gratuito e de qualidade. Por isso, defende o fortalecimento do controle social sobre os serviços públicos e manifesta-se contra toda e qualquer tentativa ou prática de privatização e terceirização dos serviços públicos.

Em nota, a Diretoria do nosso Sindicato afirma que “As consequências desses processos são bem conhecidas: apresentam-se serviços maquiados, em geral associados ao “selo de qualidade” de instituições privadas utilizadas pelos segmentos de alta renda e vende-se a falsa ilusão de que, a partir daí, os serviços oferecidos terão qualidade. Pouco tempo depois, salários, equipamentos, produtos, manutenção e atendimento à população estarão deteriorados e sob a égide dos lucros da empresa. Além de que, com as OSs não há garantia da correta e efetiva aplicação dos recursos públicos em serviços públicos de qualidade”.

Uma verdadeira roubada!
Ao contrário das alegações e justificativas apresentadas pelo prefeito para terceirização da Saúde na cidade, nos últimos anos, vários estudos comprovaram que as experiências de estados e municípios brasileiros que já implantaram as Organizações Sociais (OSs) como modelo de gestão, que têm trazido prejuízos à sociedade, aos trabalhadores e aos cofres públicos.

É preciso resistir!
O SINDEMA conclama a toda a cidade, especialmente aos servidores públicos e munícipes usuários dos serviços públicos, para que se unam num grande movimento de resistência à privatização de nossa Saúde!

Nesta quinta-feira, 7, a partir das 15h, vamos mais uma vez ocupar a Câmara e cobrar coerência e compromisso dos vereadores com a defesa do serviço público. O SINDEMA já encaminhou ofício ao presidente do Legislativo, solicitando a suspensão da votação e a abertura de um amplo debate com a sociedade para que se analise, concretamente, os prejuízos que tal medida poderão causar à Diadema.

Nossa Saúde é Pública e não pode ir para a privada!