Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024
Mobilização impediu segunda votação na semana passada

Funcionários públicos, movimentos populares e munícipes acompanharam a Sessão da Câmara, no dia 14 de maio. Na pauta o Projeto de Lei que privatiza o atendimento de saúde no município e um Projeto de Lei complementar que altera o Estatuto dos Funcionários Públicos, permitindo o “empréstimo” de trabalhadores públicos para as OSs – Organizações Sociais.

Em uma manobra, os vereadores da base governista, definiram a votação do PL da privatização em caráter de urgência, o que permite que se vote o mesmo projeto por duas vezes num mesmo dia, com aprovação imediata. Ao som de “Retira!”, buscamos fazer com que os vereadores revissem a posição e retirassem o PL da pauta, porém, nossas ações não sensibilizaram a base governista. Para evitar a votação e consequente aprovação da Lei, ocupamos o plenário da Câmara, causando a interrupção da Sessão por cerca de 3 horas. Neste período, o presidente do Legislativo acionou a Polícia Militar para desocupar, à força, o plenário e efetivar a votação, como acordado com a Administração.

Buscando uma solução pacífica para o impasse, aceitamos conversar com representantes da base governista e ficou definido pelos manifestantes que o plenário seria desocupado e que apenas uma das votações ocorreria.

Temos, agora, um grande desafio para a próxima quinta-feira, quando acontecerá a segunda votação: esclarecer e mobilizar trabalhadores e a população de forma a pressionar os vereadores para que derrubem o projeto.

Converse com colegas de trabalho, vizinhos, amigos, familiares, e vamos garantir uma grande presença na próxima Sessão.


Imprimir   Enviar para um amigo

Comentários

*Nome:
*Email:

*Comentário:

Seja o primeiro a comentar!

Vídeos